Prova da Prefeitura Municipal de Santa Helena - Professor - Educação Infantil - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Dentre os autores se destacaram no campo da Educação, um deles foi o principal representante da psicologia da aprendizagem, que centrou suas investigações nas estruturas cognitivas. Este teórico defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais global.

O teórico ao qual esse enunciado se refere é:

  • A Piaget.
  • B Cagliari.
  • C Paulo Freire.
  • D Vygotsky.

Maria, professora da Educação Infantil, organizou um espaço em sua sala com alguns livros infantis e definiu um cronograma para que todas as crianças pudessem ter acesso à leitura.

A instituição desse local é defendida pelos estudiosos por propiciar: 

  • A A interação entre crianças com diferentes habilidades de leitura.
  • B A apropriação da organização dos livros em bibliotecas.
  • C A Prática de leitura fluente e em voz alta.
  • D Condições ideais de concentração para a leitura individual.

Vygotsky foi um psicólogo da Bielorrússia, considerado um dos teóricos educacionais mais importante da história, com estudos voltados para a área do desenvolvimento do aprendizado e a conexão com as relações sociais durante o processo educativo. Um dos conceitos abordados pelo teórico é o da Zona de Desenvolvimento Real compreendido como:

  • A O conjunto conhecimento consolidado, ou seja, algo que determinado indivíduo já sabe e é capaz de resolver sozinho.
  • B As funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação, isto é, que amadurecerão mais cedo ou mais tarde.
  • C .Distância que medeia entre o nível atual de desenvolvimento da criança, determinado pela sua capacidade atual de resolver problemas individualmente.
  • D O conjunto de atividades que a criança não consegue realizar sozinha, mas que com a ajuda de alguém ela consegue resolver.

A importância do professor na educação infantil se reflete em toda a sociedade. Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta uma ação INCORRETA em relação à organização do trabalho docente para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso:

  • A Observar o grau de desafio das atividades existentes e o fato de que devem ser significativas.
  • B Interagir com crianças da mesma idade e de diferentes idades em diferentes situações.
  • C Fazer um levantamento do conhecimento prévio que as crianças já possuam sobre o assunto.
  • D Observar o nível socioeconômico das crianças para um melhor direcionamento das atividades.

A avaliação é um instrumento na prática educacional que permite verificar se os procedimentos alternativos são igualmente eficazes na consecução de uma série de objetivos educacionais. A partir dessa visão, em uma perspectiva crítico-emancipatória, o processo avaliativo deve proceder à(ao):

  • A Troca de ideias entre avaliadores e avaliados, que leva ao abandono de um juízo de valor ou de um processo de tomada de decisão.
  • B Divisão dos sujeitos avaliados em bem e malsucedidos para prever o tipo de inclusão social futura.
  • C Classificação de disciplinas de acordo com seu desempenho, indicando quais disciplinas são retomadas e quais são aprovadas.
  • D Avaliação do valor do desempenho para a tomada de decisão, com base em critérios claros e ferramentas diversificadas.