Prova da Prefeitura Municipal de Santana do Piauí - Professor - Ciências - IVIN (2023) - Questões Comentadas

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Para o articulista do texto, deve-se postergar o momento do ensino da escrita porque:

  • A Crianças e adolescentes não têm capacidade cognitiva de entender ou falar antes de escrever.
  • B Professores e pedagogos inverteram a ordem antinatural de aprendizado dos jovens.
  • C Deve-se primeiro compreender bem o significado das palavras para se falar bem.
  • D Só se deve ensinar a ler depois de se aprender a escrever.
  • E Toda a nossa cultura ocidental sempre ensinou a pensar antes de ler ou escrever.

Segundo o texto, a razão pela qual professores ensinavam primeiro a escrever e não a falar é:

  • A A didática ter sido desenvolvida.
  • B A ideia filosófica de aprender a pensar ser mais importante.
  • C Falar se aprende independente de qualquer tipo de ensino ou exposição a uma língua.
  • D O fato de por 1500 anos não existirem livros didáticos.
  • E Para economizar tempo no processo de aprendizagem.

A principal crítica que o articulista veicula em seu texto pode ser ilustrada pelo trecho na opção:

  • A “Usando a lógica dos Princípios Elementares de Raciocínio...” (10º parágrafo) 
  • B “Professores ensinavam primeiro a escrever e não a falar...” (9º parágrafo) 
  • C “Se ninguém, além dos pais, vai ler, melhor seria recitar um poema...” (11º parágrafo)
  • D “Nesse caso, geralmente são os 10.000 estudiosos que assinam revistas acadêmicas...” (13º parágrafo)
  • E “Aprendem a escrever ‘pobreza’, mas não sabem o que é ‘pobreza temporária’...” (7º parágrafo)

A tese do autor pode ser devidamente justificada com a opção:

  • A Professores e pedagogos são os únicos responsáveis pelo atraso mental dos discentes.
  • B Só se fala bem, se antes se conseguir escrever bem.
  • C O parâmetro pedagógico moderno de primazia no ensino da escrita precisa ser normatizado imediatamente.
  • D A ordem antinatural deve continuar a viger para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem.
  • E Saber falar bem vem sempre antes de escrever mal.

De acordo com texto, ensinar a escrever antes de entender e falar bem, pode ter como consequência imediata para os filhos:

  • A O desenvolvimento absoluto da capacidade de escrever maior que a de falar.
  • B O atrofiamento cerebral total.
  • C A geração de frustração e revolta.
  • D A incapacidade permanente de desenvolvimento do raciocínio.
  • E O aumento no número de analfabetos funcionais entre os jovens.