Prova da Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Professor - Artes e Educação Artística - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

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Considere a seguinte situação abaixo.
Uma professora de Arte do Ensino Fundamental, em uma reunião de pais, expôs a sua visão pedagógica. Segundo a profissional, o papel da escola seria o transformar a realidade atuando a partir de uma autogestão. Além disso, ela acredita que as matérias devem ser colocadas, mas não exigidas dos estudantes. Ademais, entende que o papel do professor seria o de orientar os estudantes, uma vez que estes deveriam ser livres.
Podemos afirmar que a tendência pedagógica adotada pela professora seria a: 

  • A Liberal Tradicional.
  • B Progressista Libertadora.
  • C Liberal Tecnicista.
  • D Progressista Histórico Crítica.

"Zé - (Olhando a igreja) É essa. Só pode ser essa. (Rosa pára também, junto aos degraus, cansada, enfastiada e deixando já entrever uma revolta que se avoluma.) 
Rosa - E agora? Está fechada. Zé - É cedo ainda. Vamos esperar que abra. Rosa - Esperar? Aqui? Zé - Não tem outro jeito." Fonte (adaptada): http://valiteratura.blogspot.com/2010/09/o -pagador-de-promessas.html
No contexto dos elementos do texto teatral, o trecho em itálico no excerto acima é chamado de:

  • A Fala do personagem.
  • B Rubrica.
  • C Clímax.
  • D Ato.

Atualmente, o ensino de Arte no Brasil é diversificado, sendo ofertado ao longo da Educação Básica e abrangendo diversas áreas, a saber: desenho, pintura, escultura, arte digital, música, entre outras. Com relação à História do ensino de Arte no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Na época imperial, a Academia Imperial de Belas Artes foi fundada, tornando-se a primeira instituição de ensino superior de Arte no país. A partir daí, o ensino de Arte começou a ser mais formalizado e a atrair artistas de todo o país. 
  • B No século XX, a Arte Moderna começou a influenciar o ensino de Arte no Brasil, e novas escolas de Arte foram fundadas, como a Escola Nacional de Belas Artes. Além disso, o movimento modernista influenciou a criação de museus de arte e de galerias de arte, aumentando a popularidade da arte no país.
  • C Na década de 40, o ensino de Arte começou a ser democratizado, com a criação de escolas públicas de arte e reforçou o acesso ao Ensino Superior. A partir daí, a arte passou a ser vista como uma forma de expressão de comunicação e importante para a sociedade brasileira. 
  • D O ensino de Arte no Brasil tem suas raízes na época colonial, quando as primeiras escolas de Arte foram fundadas pelos jesuítas e pelos frades franciscanos. Essas escolas tinham como objetivo formar artistas para ornamentar igrejas e instituições religiosas. 

Jean Piaget foi um psicólogo suíço que desenvolveu uma teoria de desenvolvimento cognitivo que dividiu o processo de aprendizagem em quatro estágios, a saber: sensório-motor (0-2 anos), pré-operacional (2-7 anos), operatório formal (7-12 anos) e operatório concreto (12 anos em diante). Segundo Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre por meio de dois processos básicos: a assimilação e a acomodação. A assimilação é o processo pelo qual as informações são incorporadas à estrutura cognitiva existente, enquanto a acomodação é o processo pelo qual a estrutura cognitiva é transformada para adaptar-se às novas informações.
Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.  

  • A O excerto está parcialmente correto, pois o estágio operatório formal vai de 12 anos em diante.
  • B O excerto está parcialmente correto, pois a assimilação é o processo pelo qual a estrutura cognitiva é transformada para adaptar-se às novas informações.
  • C O excerto está completamente correto.
  • D O excerto está parcialmente correto, pois a acomodação é o processo pelo qual as informações são incorporadas à estrutura cognitiva existente.

Conforme aponta a Lei nº 13.005/14 (Plano Nacional de Educação - PNE), os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas no PNE. Nesse sentido, os entes federados estabelecerão nos respectivos planos de educação estratégias que, EXCETO: 

  • A Considerem as necessidades específicas das populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas, asseguradas a equidade educacional e homogeneidade cultural.
  • B Promovam a articulação interfederativa na implementação das políticas educacionais. 
  • C Garantam o atendimento das necessidades específicas na educação especial, assegurado o sistema educacional inclusivo em todos os níveis, etapas e modalidades.
  • D Assegurem a articulação das políticas educacionais com as demais políticas sociais, particularmente as culturais.