Prova da Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Professor - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Segundo Emília Ferreiro (2008), ler e escrever é um ato comunicativo verbal, que pode sofrer mudanças culturais relacionadas ao sistema alfabético que determina diferenças na organização da língua escrita e falada e que gera uma "determinada expectativa". Elas são responsáveis pela comunicação escrita, falada, auditiva e visual, tal comunicação linguística verbal é responsável por registrar informações sobre atualidades até informações históricas, por isso a importância do acesso à educação com qualidade para todos.


Disponivel em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v6- 2016/ARTIGO-FABIANA-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o.pdf) - (P.4) - (Adaptado)


A expressão "determinada expectativa" refere-se à:

  • A Expectativa linguística.
  • B Expectativa de comunicação.
  • C Expectativa sociocultural.
  • D Expectativa de aprendizagem.

Analisando os aspectos formais da família natural, em conformidade com o Art. 25 da Lei nº 8.069/90, marque a alternativa CORRETA.

  • A O reconhecimento do estado de filiação é direito comum, disponível e delegado, podendo ser exercitado contra os pais ou seus herdeiros, sem qualquer restrição, observado o segredo de Justiça.
  • B Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, mas não farão parte da família natural;
  • C Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes; entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
  • D Sempre que possível, a criança ou o adolescente será previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre a família natural e terá sua opinião devidamente considerada.

Conforme antecipado, o Livro Didático media a relação entre ensino ofertado pelo(a) professor(a) e a aprendizagem das crianças, consequentemente, proporciona vantagens para o docente, tais como:


I.Potencialização do tempo de pesquisa e de preparação das aulas - de posse do material didático, o(a) professor(a) otimiza a preparação das aulas e dos conteúdos com a viabilidade de conseguir avançar etapas, como consulta, seleção e elaboração de materiais, de modo que poderá planejar a flexibilidade dos conteúdos com atividades apenas complementares e aprofundar e refletir sobre a própria prática.


II.Adequação à realidade local de aplicabilidade - o(a) docente pode direcionar e guiar o aprendizado dos alunos em direção à cultura que participam e às peculiaridades locais.


III.Autonomia no processo de condução do ensino-aprendizagem - permite a total liberdade de ministração dos conteúdos por parte do(a) professor(a), ao passo que lhe garante mais uma possibilidade e não a única.


IV.Sugestões de aperfeiçoamento - oferece o Manual do Professor, livro-suporte que dá ideias de como tratar de diversos assuntos em sala de aula e serve de base para o planejamento do(a) professor(a).


Marque a alternativa com a opção CORRETA.

  • A Apenas, I e II.
  • B I, II, III e IV.
  • C Apenas, I, III e IV.
  • D Apenas, II e IV.

As metodologias científicas identificam-se com a concepção de ciência como processo, de vez que aquelas, as metodologias, se constroem com base nos métodos particulares das ciências. (...)


(SciELO - Brasil - As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico)


Sobre o "Metodologia de Ensino", analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso:


(__)De modo geral, a metodologia constitui a doutrina do método, a sua teoria.


(__)A metodologia de ensino discute os vários tipos particulares de métodos, organiza-os num sistema, que orienta num todo teórico o trabalho de investigação da realidade.


(__)A metodologia explica um conjunto de métodos, de onde também decorre a técnica.


(__)A metodologia de ensino pode ser entendida, então, como a aplicação dos princípios gerais de uma ciência, traduzidos nos seus métodos de investigação nas situações de ensino. Concretiza-se pela aplicação dos métodos de ensino em seus pressupostos teóricos.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 

  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, V.
  • C V, V, V, V.
  • D F, V, F, V.

A frase: "A leitura de mundo precede a leitura da palavra" é uma das frases mais célebres de Paulo Freire. Ela aponta a relação imprescindível entre o contexto e o texto que o educador explora na abertura do Congresso Brasileiro de Leitura, em novembro de 1981, com o texto "A importância do ato de ler". (...) Em última instância, o aprendizado é solitário, embora se desenvolva na convivência com os outros e com o mundo. O mesmo autor continua dizendo: (...) a decifração da palavra fluía naturalmente da leitura do mundo particular (...) fui alfabetizado no chão do quintal da minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo e não do mundo dos meus pais. O chão foi o quadro-negro, gravetos o meu giz. Por isso, é que ao chegar à escolinha particular de Eunice Vasconcelos (...) já estava alfabetizado.


Disponível em: https://www.cenpec.org.br/tematicas/da-leiturado-mundo-a-leitura-da-palavra) - (Adaptado)


Os elementos apresentados no enunciado permitem inferir corretamente que:

  • A Cabe ao educador, por meio da interação pedagógica, promover a realização da aprendizagem pelos conhecimentos prévios da criança.
  • B O professor tem a tarefa de incentivar os conhecimentos prévios da criança.
  • C Os conhecimentos prévios e experiências vivenciadas, no que diz respeito à leitura de mundo, tornam-se privilégios para poucos.
  • D O ingresso da criança no ambiente escolar é carregado de conhecimentos prévios e experiências vivenciadas, no que diz respeito à leitura de mundo, adquirido na interação com outras crianças e adultos.