Prova da Prefeitura Municipal de São José dos Campos - Analista de Planejamento e Gestão - FGV (2024) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Observe abaixo um parágrafo do início do romance O Primo Basílio, de Eça de Queiroz, que traz uma descrição de um personagem:

“Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.” 

Sobre essa descrição, é correto afirmar que

  • A abrange uma sequência de momentos do personagem.
  • B os dados descritivos presentes no parágrafo se referem aos aspectos físico e psíquico do personagem.
  • C na descrição tanto o observador quanto a personagem descrita estão em movimento.
  • D alguns segmentos da descrição permitem a localização temporal do momento do dia em que a descrição é feita.
  • E o ato descritivo segue um roteiro estratégico, que mostra o personagem de longe para perto.

O início do romance O Primo Basílio, de Eça de Queiroz:

“Tinham dado onze horas no cuco da sala de jantar. Jorge fechou o volume de Luís Figuier que estivera folheando devagar, estirado na velha voltaire de marroquim escuro, espreguiçou-se, bocejou e disse:

— Tu não te vais vestir, Luísa?
— Logo.”

Assinale a afirmativa incorreta sobre o conteúdo ou sobre a estruturação desse segmento inicial do romance.

  • A O primeiro período desse fragmento situa no tempo e no lugar as ações narradas a seguir.
  • B Esse fragmento inicial já introduz dois personagens da narrativa: Jorge e Luísa.
  • C A pergunta do personagem Jorge traz implícita a cobrança de que Luísa já deveria se ter vestido.
  • D A resposta de Luísa faz supor que há algum aborrecimento na relação entre os dois personagens.
  • E As formas verbais “espreguiçou-se”, “bocejou” e “disse” exemplificam uma sequência cronológica de ações, marca dos textos narrativos.
“Ficara sentada à mesa a ler o Diário de Notícias, no seu roupão de manhã de fazenda preta, bordado a sutache, com largos botões de madrepérola; o cabelo louro um pouco desmanchado, com um tom seco do calor do travesseiro, enrolava-se, torcido no alto da cabeça pequenina, de perfil bonito; a sua pele tinha a brancura tenra e láctea das louras; com o cotovelo encostado à mesa acariciava a orelha, e, no movimento lento e suave dos seus dedos, dois anéis de rubis miudinhos davam cintilações escarlates.

A sala esteirada, alegrava, com o seu teto de madeira pintado a branco, o seu papel claro de ramagens verdes. Era em julho, um domingo, fazia um grande calor; as duas janelas estavam cerradas, mas sentia-se fora o sol faiscar nas vidraças, escaldar a pedra da varanda; havia o silêncio recolhido e sonolento de manhã de missa; uma vaga quebreira amolentava, trazia desejos de sestas ou de sombras fofas debaixo de arvoredos, no campo, ao pé da água; nas duas gaiolas, entre as bambinelas de cretone azulado, os canários dormiam; um zumbido monótono de moscas arrastava-se por cima da mesa, pousava no fundo das chávenas sobre o açúcar mal derretido, enchia toda a sala de um rumor dormente.”

Nesses segmentos descritivos, assinale a opção cujo termo destacado mostra um diferente valor semântico, em relação aos demais.
  • A roupão de manhã.
  • B roupão de fazenda preta.
  • C botões de madrepérola.
  • D teto de madeira.
  • E bambinelas de cretone azulado.

Todas as frases abaixo mostram a estrutura de uma definição, mas a única que corresponde, de fato, a uma definição, é:

  • A O meio ambiente é tudo que não sou eu.
  • B A natureza é um imenso dicionário.
  • C Os rios são caminhos que marcham por si sós.
  • D O pavão de hoje é o espanador de amanhã.
  • E A natureza é o mundo material em que vive o ser humano.

Assinale a frase que mostra erro de concordância da palavra “só”.

  • A Demais, Capitu usava certa magia que cativa; prima Justina acabava sorrindo, ainda que azedo, mas a sós com minha mãe achava alguma palavra ruim que dizer da menina.
  • B Ficamos sós na sala; Capitu confirmou a narração da mãe, acrescentando que passara mal por causa do que ouvira em minha casa.
  • C Tendo eu dito a Excelentíssima que Deus lhe dera, não um filho, mas um anjo do céu, o doutor ficou tão comovido que não achou modo de vencer o choro senão fazendo-me um daqueles elogios de galhofa que ele sabe.
  • D Separados um do outro pelo espaço e pelo destino, os males apareciam-me agora, não possíveis, mas certos.
  • E Os convidados espalharam-se por si pelo quintal da chácara.