Prova da Prefeitura de São Lourenço da Mata-2 - Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - FGV (2024) - Questões Comentadas

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Leia o texto a seguir, do qual foram excluídos alguns sinais de pontuação:
      Ao longo das últimas décadas___ vários estudos apontam uma relação entre o uso de mídias digitais na infância e um menor desenvolvimento cognitivo, mas só agora a ciência descobriu como isso acontece___ Pesquisadores da Universidade de Hong Kong, em um estudo com mais de 30 mil crianças___ constataram que o uso crônico de telas na infância prejudica a neuroplasticidade___ a formação e a reorganização de redes neurais dentro do cérebro conforme vamos crescendo e aprendendo.
GARATONI, Bruno. Uso de telas afeta o cérebro das crianças. Superinteressante, n. 458, edição dez. 2023, p. 15 Adaptado.

Em sequência, os sinais de pontuação que devem ser usados nas lacunas são:

  • A vírgula, ponto final, vírgula, interrogação.
  • B interrogação, ponto final, vírgula, ponto final.
  • C ponto final, vírgula, dois pontos, vírgula.
  • D vírgula, ponto final, interrogação, ponto final.
  • E vírgula, ponto final, vírgula, dois pontos.

Considere o seguinte texto:
        O 20º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco (FTCPE) entra na segunda semana com três opções de espetáculos que são sinônimo de sucesso entre as crianças: Haru, A Bela Adormecida e Aladim. Para marcar presença neles, os pais devem garantir os ingressos no site do Festival ou diretamente na bilheteria, uma hora antes das apresentações. (...) Dentre as histórias encenadas, o espetáculo “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa” fala de um mago que promete entregar uma fortuna em troca de uma lâmpada perdida. Aladim, então, decide atender a esse pedido – ele entra em uma caverna misteriosa repleta de perigos e tesouros, para tentar encontrar a lâmpada.
Diário de Pernambuco. Clássicos e música em teatros do Recife. Diário de Pernambuco. Caderno Viver, p. 07, 11 jul. 2024. Adaptado.

No texto lido, os pronomes “neles” e “ele”, nessa ordem, referem-se a

  • A pais e espetáculo.
  • B espetáculos e Aladim.
  • C crianças e mago.
  • D 20º Festival e pedido.
  • E ingressos e Aladim.

Leia o texto apresentado e as afirmações sobre os termos nele destacados.
      Neste ano, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, com patrocínios do Governo de Pernambuco, por meio da Empetur, e do Ministério do Turismo. As ações de literatura acontecem em novo endereço: no Parque Luiz Carlos de Oliveira, que receberá o “Espaço da Palavra”, antes chamado de “Praça da Palavra”, pois ficava na praça da fonte luminosa. Também muda de endereço a Casa Galeria Galpão, com exposições fotográficas, artes visuais e ações de gastronomia, agora instaladas na Escola Municipal Padre Agobar Valença.
Folha de Pernambuco. Agreste: começa hoje o 32º FIG. Folha de Pernambuco. Caderno Cultura, p. 13, 11 jul. 2024. Adaptado.

Analisando o uso dos elementos destacados, conclui-se que

I. o termo “que” funciona como pronome relativo, referindo-se a “Parque Luiz Carlos de Oliveira”.
II. o termo “pois” tem função adversativa, uma vez que marca uma relação de oposição e contraste entre as informações que ele articula.
III. o termo “Também” tem função aditiva, já que adiciona uma informação semelhante a outra apresentada anteriormente.

É verdadeiro o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III, apenas.

Leia o poema a seguir:

Começou a rir de si mesma,
de como havia sido inocente
ao pensar que um príncipe a salvaria.

Depois de anos vivendo com um,
percebeu que os príncipes não salvam.
Nem os caminhoneiros, nem os DJs, nem os doceiros...

Perdoou-se e percebeu que
a única capaz de salvá-la
era ela mesma.
SALAMERO, Nunila Lopez. Cinderela mudou de ideia. São Paulo: Editora Planeta, 2010.

No poema, os tempos verbais do verbo “salvar” em destaque expressam, respectivamente,

  • A injunção e ação contínua.
  • B hipótese e constatação.
  • C incerteza e injunção.
  • D ação contínua e hipótese.
  • E constatação e incerteza.

Leia o texto a seguir:
      O desenvolvimento saudável de uma criança geralmente é associado a uma boa nutrição, segurança e ausência de doenças. Mas não é só isso: o brincar, algo inerente aos animais, é igualmente essencial para a saúde infantil. “Se você comparar uma criança que teve pais e cuidadores que faziam essas atividades com ela e uma criança que não teve, a discrepância de desenvolvimento delas é da ordem de 30%, o que é muito grande em nível de desenvolvimento infantil”, afirma Hermano Alexandre Lima Rocha, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Quando sobe em uma árvore ou anda de bicicleta, por exemplo, uma criança trabalha não só a parte muscular do corpo, como também suas noções espaciais sobre distância e profundidade. Quando joga um quebra-cabeça, canta uma música ou brinca com pedrinhas, os pequenos também desenvolvem a capacidade de raciocínio lógico, habilidades em matemática e português.
GIOVANI, Bárbara. Para preservar o momento do brincar. O Estado de S. Paulo. Seção Infância, p. C6, 14 jul. 2024. Adaptado.

Entre as afirmações a seguir, qual apresenta a ideia central do texto lido?

  • A Brincar é essencial para o desenvolvimento físico e mental das crianças.
  • B Alimentar-se bem leva à boa nutrição das crianças e à ausência de doenças.
  • C Envolver-se em brincadeiras junto com as crianças é uma tarefa dos pais.
  • D Subir em árvores ajuda as crianças a terem noções de distância e profundidade.
  • E Jogar quebra-cabeça e cantar desenvolvem o raciocínio lógico das crianças.