Prova da Prefeitura Municipal de São Luiz - MA - Professor - Língua Portuguesa - CESPE/CEBRASPE (2017) - Questões Comentadas

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No texto CB1A1AAA, refere-se ao “Dr. Sotero dos Reis” (.6) a forma pronominal empregada em

  • A “lhe tinha um pouco de amizade” (. 9 e 10).
  • B “outro professor” (.8).
  • C “em seu favor” (.12).
  • D “viriam chamá-lo” (.7).
  • E “para ocupar-lhe” (.7).

Depreende-se do texto CB1A1AAA que a “sensação íntima de derrota pessoal” (. 3 e 4) que levava Damião a “isolar-se num canto do terreiro, metido consigo” (.5) se devia ao fato de

  • A a Lei do Ventre Livre ter sido promulgada.
  • B o Dr. Sotero dos Reis, seu mestre e amigo, ter morrido.
  • C ele não ser dono de jornal ou político.
  • D ele ter perdido a esperança de ser professor do Liceu ou do Seminário de Santo Antônio.
  • E ele estar desempregado e não ter meios para lutar contra a escravidão.

Infere-se do texto CB1A1AAA que, para Damião, a aprovação da Lei do Ventre Livre representou uma

  • A possibilidade de os negros ascenderem socialmente por meio do trabalho remunerado.
  • B chance de ele voltar a ministrar aulas no Liceu ou no Seminário de Santo Antônio.
  • C vitória da Corte e da imprensa de São Luís na luta pela libertação dos negros.
  • D falsa promessa de liberdade vindoura para os negros que nascessem a partir de então.
  • E oportunidade de os negros finalmente se libertarem da escravidão.

De acordo com o texto CB1A1AAA, Damião era um homem que

  • A havia se convencido do êxito das suas lutas contra a violação dos direitos dos negros.
  • B sofria preconceito racial e, por essa razão, se revoltava contra as injustiças decorrentes do regime escravocrata.
  • C se sentia impotente diante dos atos de violência e de injustiça praticados contra os negros.
  • D desejava integrar um movimento político de luta pela abolição da escravatura.
  • E negligenciava os assuntos relativos à escravidão.

A correção gramatical e o sentido original do texto CB1A1AAA seriam preservados caso fosse suprimido o

  • A sinal de interrogação imediatamente após “burla” (.21).
  • B vocábulo “sequer” (.9).
  • C acento indicativo de crase em “à” (.13).
  • D vocábulo “uns” (.14).
  • E pronome “se”, em “contavam-se” (.16).