Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Pedagogo - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

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Emília Ferreiro é uma renomada pesquisadora na área da educação, muito conhecida por suas contribuições para a teoria que enfatiza a importância da participação do aluno no seu processo de aprendizagem. Qual das alternativas abaixo cita a corrente à qual Emília Ferreiro está associada é a?

  • A Pedagogia Tradicional.
  • B Pedagogia Montessoriana.
  • C Pedagogia Waldorf.
  • D Pedagogia Construtivista.

A Base Nacional Comum Curricular propõe as competências gerais da Educação Básica e também os eixos estruturantes das práticas pedagógicas e, a partir daí, propõe os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam desempenhando um papel ativo.


Qual das opções abaixo NÃO se configura como um desses direitos explicitamente definidos pela BNCC.

  • A Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana.
  • B Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • C Brincar esporadicamente, em espaços e tempos controlados e apenas com crianças.
  • D Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento.

"O planejamento participativo tem como objetivo estruturar ações de foco pedagógico que levem em conta a multiplicidade dos diversos pontos de vista. Ele só será considerado participativo se houver coerência e harmonia entre aquilo que se propõe (teoria), as ações (prática) e o trabalho conjunto das partes interessadas nos momentos oportunos."


Disponível em: https://blog.saseducacao.com.br/planejamento-participativo/


Durante seu processo de elaboração, uma das principais etapas do planejamento participativo é:

  • A A implementação de métodos e técnicas que favoreçam a aprendizagem dos alunos.
  • B A distribuição dos recursos materiais de forma igualitária.
  • C O monitoramento das ações.
  • D A identificação e o levantamento de critérios coletivos.

As hipóteses de escrita são os estágios ou fases que as crianças atravessam no processo de aprender a escrever. Essas hipóteses refletem suas concepções iniciais sobre como a linguagem escrita funciona e evoluem à medida que adquirem maior compreensão e domínio das convenções da escrita. Tais hipóteses são divididas em:

  • A Pré-silábica e silábica.
  • B Silábica alfabética e alfabética.
  • C Pré-silábica, silábica, silábica alfabética e alfabética.
  • D Silábica e alfabética.

A ideia de que toda criança deve ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania para deles poder usufruir foi uma das motivações para a elaboração de um documento que atendeu de forma significativa muitas demandas das instituições, dos docentes e dos alunos, no sentido de organizar e direcionar o processo de ensino por meio de uma estruturação curricular e da definição de competências e habilidades direcionadas a cada conteúdo. Qual é este documento?

  • A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
  • B Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • C Plano Nacional de Educação.
  • D Estatuto da Criança e do Adolescente.