Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Pedagogo - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

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A Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 dispõe sobre a organização da Assistência Social, marque a alternativa que expressa CORRETAMENTE um dos princípios dessa Lei.

  • A Supremacia da rentabilidade econômica sobre o atendimento às necessidades sociais.
  • B Superioridade no acesso ao atendimento às populações rurais.
  • C Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
  • D Respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, com comprovação vexatória de necessidade.

A Norma Operacional Básica de Assistência Social (NOBSUAS/2005) estabelece que a participação social deve constituir-se em estratégia presente na gestão do SUAS, por meio da adoção de práticas e mecanismos que favoreçam o processo de planejamento e a execução da política de assistência social de modo democrático e participativo. Diante disso, existem algumas estratégias para o fortalecimento dos conselhos e das conferências de assistência social e a promoção da participação dos usuários, que estão descritas abaixo, EXCETO:

  • A Valorização da participação das entidades e organizações de assistência social.
  • B Ampliação da participação popular.
  • C Fixação das responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios para com o controle social.
  • D Segregação da participação dos trabalhadores do SUAS.

O brinquedo contém sempre uma referência ao tempo de infância do adulto com representações veiculadas pela memória e imaginação. O vocábulo "brinquedo" não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos do jogo, pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. Enquanto objeto, é sempre suporte de brincadeira. É o estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil. E a brincadeira? É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação.
Fonte: Tizuko Morchida Kishimoto. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. Cortez Editora, 1996.
De acordo com o texto, existe, portanto, uma descrição que se relaciona ao brinquedo, à brincadeira e o jogo.
Marque a alternativa CORRETA que a descreve.

  • A Brinquedo e jogo relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com a brincadeira.
  • B Brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo.
  • C Brinquedo e brincadeira não se relacionam diretamente com a criança e se confundem com o jogo.
  • D Brincadeira e jogo não se relacionam diretamente com a criança e se confundem com o brinquedo.

O Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infanto Juvenil em seu eixo Prevenção descreve como objetivo que seja o de assegurar ações preventivas contra o abuso e/ou exploração sexual de crianças e adolescentes, fundamentalmente pela educação, sensibilização e autodefesa. Identifique abaixo um indicador de monitoramento desse eixo e marque a alternativa CORRETA.

  • A Número de adolescentes em situação de abuso e/ou exploração sexual que participam de programas de formação profissional inseridos no mercado de trabalho, de acordo com o marco normativo.
  • B Número de materiais informativos e formativos elaborados por crianças e/ou adolescentes em linguagem amigável.
  • C Número de delegacias e serviços de perícia especializados em apurar crimes contra crianças e adolescentes, total e proporção com relação aos municípios e DF que demandam a estruturação desses serviços.
  • D Número de programas, ações e serviços implementados por organizações governamentais e não governamentais visando à prevenção ao tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual.

Segundo a Teoria Construtivista de Piaget, esse estágio é representado por um grande avanço para o desenvolvimento com a gênese da capacidade simbólica. O desenvolvimento da linguagem traz consigo três consequências para a vida mental da criança, sendo: a socialização da ação com trocas entre os indivíduos, o desenvolvimento da intuição e desenvolvimento do pensamento a partir do pensamento verbal que traz consigo o finalismo (porquês), e os animismos, e por fim o artificialismo.
Fonte: Ferrari D.F.M., 2014. A qual estágio o texto acima refere-se?
Marque a alternativa CORRETA.

  • A Estágio de desenvolvimento cognitivo operatório formal.
  • B Estágio cognitivo pré-operatório.
  • C Estágio de desenvolvimento cognitivo sensório-motor.
  • D Estágio de desenvolvimento cognitivo operatório-concreto.