Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Professor - História - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

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Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) buscam uma contextualização do que é ensinado, trazendo temas que sejam de interesse dos estudantes e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão. Sobre isso, relacione as colunas abaixo:


Coluna I:

1.Trabalho e consumo.

2.Orientação sexual.

3.Pluralidade cultural.

4.Saúde.


Coluna II:

(__)As diferenças culturais, étnicas, de idade, religião, costumes, gêneros, sistemas econômicos e políticos.

(__)As imagens e os valores em relação ao corpo, relacionados à história da sexualidade, dos tabus coletivos, da organização das famílias, da educação sexual e da distribuição de papéis entre os gêneros nas diferentes sociedades historicamente constituídas.

(__)As relações de trabalho existentes entre os indivíduos e as classes, por meio do conhecimento sobre como se processam as produções, as comercializações e a distribuição de bens, as desigualdades sociais, as transformações das técnicas e das tecnologias e a apropriação ou a desapropriação dos meios de produção pelos trabalhadores.

(__)Reflexões sobre a constituição da cidadania, em diferentes sociedades e tempos, relacionadas à saúde, à higiene, às concepções sobre a vida e a morte, às doenças endêmicas e epidêmicas.


A sequência correta é:

  • A 4 - 3 - 1 - 2.
  • B 1 - 2 - 3 - 4.
  • C 2 - 1 - 4 - 3.
  • D 3 - 2 - 1 - 4.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, um dos objetivos do ensino de história para o ensino fundamental é fazer com que os alunos conheçam as características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertencimento ao país. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica porque é importante que os alunos possuam um sentimento de pertencimento ao país:

  • A Desenvolver um senso de pertencimento ao país ajuda os alunos a desenvolver uma identidade nacional sólida, de modo que eles se identificam com sua nação, ou seja, com sua cultura, história e valores, criando um sentimento de unidade e coesão com os demais cidadãos.
  • B Quando os alunos se sentem conectados ao seu país, são mais interessados em se envolver em questões cívicas e em votar e serem votados.
  • C Um sentimento de pertencimento ao país visa o fortalecimento e a coesão social, para aumentar o controle social por meio da política.
  • D Um sentimento de pertencimento pode ser um veículo para promover valores e princípios democráticos comuns, como a aristocracia.

O Estado Novo foi um período da história do Brasil que ocorreu sob o governo do presidente Getúlio Vargas. Sobre esse período da história do Brasil, assinale a alternativa correta:

  • A Sob o governo de Vargas, foram criadas empresas estatais, como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).
  • B Durante o Estado Novo, o Brasil manteve uma política externa pragmática, buscando relações comerciais e diplomáticas com várias potências mundiais, exceto com os Estados Unidos.
  • C Em 1937, Getúlio Vargas liderou um golpe de Estado que culminou na dissolução do Congresso Nacional e na instauração de um regime democrático.
  • D A constituição de 1937 descentralizou o poder nas mãos do Executivo, enfraqueceu as instituições legislativas e judiciais, e permitiu ao governador Vargas governar por decretos.

Considere o fragmento abaixo:


"Pensar nos lugares, nos papéis, na importância formativa da História no currículo da Educação básica requer concebê-la como conhecimento e prática social, em permanente (re)construção, um campo de lutas, um processo de inacabamento. Um currículo de História é, sempre, produto de escolhas, visões, interpretações, concepções de alguém ou de algum grupo que, em determinados espaços e tempos, detém o poder de dizer e fazer."


(Fonte: Silva, M. A. da, & Fonseca, S. G. (2010). Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira De História, 30(60), 13−33.)


Com base no texto, é correto afirmar que:

  • A O currículo da disciplina de História não pode ser adaptado para enfatizar eventos ou tópicos de relevância local ou cultural.
  • B A seleção e organização de conteúdo no ensino da disciplina de História não são neutras nem objetivas, mas sim reflexo de decisões tomadas por educadores, por instituições de ensino e pelo contexto político e cultural em que o currículo é desenvolvido.
  • C Educadores e formuladores de currículo de história não podem ter diferentes perspectivas sobre a história.
  • D Devido ao tempo limitado disponível no currículo escolar, é impossível cobrir todos os eventos históricos, logo, as escolhas precisam ser feitas de acordo com a vontade do educador.

O Plano Nacional de Educação (PNE) é um conjunto de diretrizes e metas que orientam a política educacional do Brasil. Nesse sentido, são objetivos estabelecidos pelo PNE, exceto:

  • A A definição de metas para melhorar a qualidade do ensino, incluindo a formação de professores, a atualização de currículos e a promoção de práticas pedagógicas.
  • B A promoção da inclusão de pessoas com deficiência, indígenas, afrodescendentes e outras populações historicamente marginalizadas.
  • C O estabelecimento de políticas para a desvalorização dos professores, a fim de atrair e afastar profissionais da área da educação.
  • D O estabelecimento de metas para a expansão do acesso à educação em todos os níveis, desde a educação infantil até o ensino superior.