Prova da Prefeitura Municipal de São Miguel do Oeste - Santa Catarina - Professor - Matemática - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

A tabela abaixo traz a pontuação de quatro equipes em uma gincana matemática onde as provas de álgebra e de geometria tiveram peso 2 e as provas de probabilidade e de estatística tiveram peso 3.


Equipe

Álgebra

Geometria

Probabilidade

Estatística

Lógicos

8,5

5,4

6,6

9,1

Calculistas

7,2

8,7

7,3

8,4

Fantemáticos

6,9

9,2

8,6

5,7

Geométricos

9,1

5,7

8,4

7,8


Considerando que a ganhadora será a que tiver maior média, qual foi a equipe que venceu?

  • A A equipe vencedora é a Fantemáticos.
  • B A equipe vencedora é a Geométricos.
  • C A equipe vencedora é a Lógicos.
  • D A equipe vencedora é a Calculistas.

Em um projeto integrado entre as disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa, os professores pediram que cada aluno lesse um livro em Progressão Aritmética. Assim, no primeiro dia eles leram 10 páginas, no segundo 13, no terceiro 16 e assim por diante. Se o livro tem páginas 465 e precisa ser lido em 15 dias, quantas páginas cada aluno vai ler no último dia?

  • A 52 páginas.
  • B 38 páginas.
  • C 83 páginas.
  • D 49 páginas.

Um arquiteto projetou dois prédios públicos para uma mesma rua e no seu esboço sobre um plano cartesiano determinou as coordenadas (12,5) para o prédio A e (32,20) para o prédio B. Considerando as medidas em metros, qual é a distância entre eles?

  • A A distância entre eles é de 60 metros.
  • B A distância entre eles é de 25 metros.
  • C A distância entre eles é de 16 metros.
  • D A distância entre eles é de 41 metros.

A Educação Matemática geralmente assume um papel de destaque no processo de ensino, dada sua importância no desenvolvimento de habilidades que contribuem imensamente com o sucesso de cada indivíduo na vida cotidiana. Qual das alternativas abaixo cita algumas dessas habilidades?

  • A Ser, ter, fazer, conhecer e conviver.
  • B Pensar criticamente, resolver problemas, raciocinar de forma lógica e levantar questionamentos.
  • C Estabelecer relações interpessoais, comunicar-se e desenvolver-se socialmente.
  • D Identificar suas potencialidades, sua autonomia e o autodidatismo.

Na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, as habilidades matemáticas do Ensino Fundamental estão organizadas segundo unidades de conhecimento da própria área (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), que se diferem dos blocos de conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais pela inserção das unidades de:

  • A Álgebra e Probabilidade e Estatística.
  • B Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística.
  • C Números e Álgebra.
  • D Geometria e Probabilidade e Estatística.