Prova da Prefeitura Municipal de São Paulo - Auditor - VUNESP (2015) - Questões Comentadas

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A fala da mulher permite inferir que, ao treinar o cão, ela pretendeu

  • A reproduzir as ordens do marido.
  • B tornar-se superior ao marido.
  • C mostrar-se preocupada com o marido.
  • D manter-se submissa ao marido.
  • E contestar a autoridade do marido.

Em norma-padrão da língua portuguesa e em conformidade com os sentidos da tira, a resposta da mulher à pergunta “O que ensinou a ele?” poderia ser:

  • A Ensinei-o o questionamento da autoridade.
  • B Eu ensinei ele a questionar a autoridade.
  • C Eu o ensinei que questionasse a autoridade.
  • D Lhe ensinei a questionar a autoridade.
  • E Eu ensinei-lhe que questionasse a autoridade.

As informações do texto mostram que a diversidade é um tema

  • A de expressivo valor para as políticas públicas, propondo-se ações que visem minimizar o impacto social das subjetividades dos cidadãos nos espaços públicos.
  • B de pouco interesse para as políticas públicas, avaliando-se que a migração e as diferenças socioeconômicas atrapalham ações voltadas para os espaços públicos.
  • C de questionável validade para as políticas públicas, considerando-se que elas dificilmente podem romper com a desigualdade social vigente.
  • D de interesse para as políticas públicas, pensando-se nas possibilidades de uso dos espaços públicos na promoção de interação entre as pessoas.
  • E de amplitude para as políticas públicas, efetivando-se na análise dos diferentes grupos sociais de modo a promover a homogeneização cultural.

A conceituação de “diversidade” apresentada no primeiro parágrafo do texto harmoniza-se com a ideia de que ela pode

  • A constituir-se em ameaça à organização das cidades.
  • B minimizar a intensificação da migração nas cidades.
  • C tornar-se um diferencial na organização das cidades.
  • D sustentar a segregação de áreas homogêneas das cidades.
  • E recrudescer as diferenças econômicas e sociais nas cidades.

Nas passagens “vai além da eficiência urbana e equidade” (3° parágrafo), “tornando cada área residencial um microcosmo da cidade” (4° parágrafo) e “pode ser um recurso significativo” (7°parágrafo), os termos em destaque significam, respectivamente,

  • A contraposição, novo mundo e vivaz.
  • B injustiça, espaço ampliado e imprescindível.
  • C equilíbrio, mundo interior e relevante.
  • D imparcialidade, pequena sociedade e expressivo.
  • E retidão, individualidade e interessante.