Prova da Prefeitura Municipal de São Paulo - Auditor Fiscal - FCC (2012) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Com relação à introdução do paradigma pós-burocrático na administração pública brasileira, considere:

I. A partir de meados dos anos 1990 houve flexibilização e, posteriormente, ruptura do modelo burocrático, tendo em vista que as organizações públicas abandonaram a racionalidade formal como paradigma de ação.

II. Apesar de todas as mudanças recentes, as organizações ditas pós-burocráticas ainda estão vinculadas à lógica racional-legal, base do modelo criado por Max Weber.

III. A organização pós-burocrática teria como principais características a centralização e a estruturação em redes hierarquizadas articuladas por fluxos verticais de informação.

IV. As organizações pós-burocráticas podem ser caracterizadas como orientadas para a solução de conflitos e problemas, e estão baseadas na participação, confiança e compromisso de todos em torno de resultados.

V. O tipo organizacional pós-burocrático é construído em torno de processos tecnologicamente intensivos, fortemente preocupados pela formação de consensos baseados no personalismo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A II e IV.
  • B III e V.
  • C I, II e III.
  • D III, IV e V.
  • E I, II, III e IV.

Um dos princípios norteadores da reforma do Decreto-lei nº 200 que continuou orientando o processo de modernização do estado brasileiro nas últimas décadas é o

  • A da centralização dos processos de planejamento, coordenação e implementação das ações governamentais.
  • B da expansão das empresas estatais e de órgãos da administração direta (secretarias).
  • C do fortalecimento e expansão do sistema de mérito por meio de concursos públicos.
  • D da formulação de diretrizes gerais para um plano de carreiras para cargos de nível operacional.
  • E de reagrupamento de departamentos, divisões e serviços, visando a redução do número de ministérios.

O diagnóstico sobre o qual se baseou o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado de 1995 indicava que

  • A a centralização fiscal do estado autoritário tinha gerado um excesso de arrecadação que poderia ser utilizado na modernização do aparelho do estado.
  • B as fases patrimonialistas e burocráticas da administração brasileira estavam superadas, cabendo, então, introduzir um modelo de administração gerencial.
  • C a predominância do modelo patrimonialista de administração pública poderia ser uma vantagem a ser aproveitada para implantar uma administração do tipo gerencial.
  • D o caráter incompleto do modelo burocrático exigiria um aperfeiçoamento da profissionalização do estado através da universalização do concurso público para as funções gerenciais.
  • E o excesso de burocratização da administração pública federal deveria ser corrigida com a terceirização das atividades de planejamento e controle.

Uma organização pública que pretende incorporar uma orientação empreendedora em seu planejamento estratégico deve priorizar

  • A a vinculação entre remuneração individual e produtividade pessoal.
  • B o desenvolvimento de ações de controle centralizado dos processos administrativos.
  • C o uso de qualificação formal para obter uma avaliação mais subjetiva do desempenho.
  • D o alinhamento das expectativas de desempenho individuais com os objetivos organizacionais.
  • E a conexão das expectativas de desempenho com objetivos pontuais individualizados.

Governança, no setor público,

I. é um fenômeno mais amplo que governo; abrange as instituições governamentais, mas implica também em mecanismos informais, de caráter não- governamental.

II. implica principalmente mecanismos formais, de caráter governamental, que fazem com que as pessoas e as organizações dentro da sua área de atuação tenham uma conduta determinada, satisfaçam suas necessidades e respondam às suas demandas.

III. refere-se a padrões de articulação e cooperação entre atores sociais e políticos e arranjos institucionais que coordenam e regulam transações dentro e através das fronteiras do sistema econômico.

IV. diz respeito às condições sistêmicas e institucionais sob as quais se dá o exercício do poder, tais como as características do sistema político, a forma de governo, as relações entre os Poderes e o sistema de intermediação de interesses.

V. é a capacidade do governo para identificar problemas críticos e formular políticas adequadas ao seu enfrentamento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A I e III.
  • B II, III e IV.
  • C I, IV e V.
  • D II, IV e V.
  • E III e V.