Prova da Prefeitura Municipal de Schroeder - Nutricionista - FURB (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Analise as afirmações a seguir, a respeito do assunto do Texto 2:
I.A gerente não se apresentou adequadamente ao cliente que fazia uma reclamação.
II.A reclamação apresentada pelo cliente era improcedente ao se afirmar no racismo.
III.O cliente usou argumentos relativos à cor e à condição socioeconômica, ao apresentar sua reclamação.

É correto o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B II, III, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, II e III.

Selecione a alternativa que mais adequadamente representa uma síntese do Texto 1:

  • A As medidas socioeducativas do sistema penal brasileiro são eficazes em tirar de circulação os jovens infratores, visando garantir a segurança da sociedade.
  • B As medidas socioeducativas do sistema penal brasileiro são ineficazes quanto à socialização e à educação dos jovens e os criminalizam por sua cor, local de moradia e condição econômica.
  • C As medidas socioeducativas do sistema penal brasileiro são uma importante medida de contenção prévia da criminalidade adulta.
  • D As medidas socioeducativas do sistema penal brasileiro não são de fato racistas. Negros e pobres de periferia são mais acolhidos por ela, porque cometem delitos em razão de dificuldades na vida.
  • E As medidas socioeducativas do sistema penal brasileiro, se revistas a partir de uma perspectiva disciplinar séria, têm potencial de educar os jovens delinquentes.

Considerando a leitura dos textos 1 e 2, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.Outras políticas que se voltem à segurança pública, à inclusão e ao respeito aos cidadãos são fundamentais,
EMBORA
II.jovens com menos de 18 não sejam criminalizados.

É correto o que se afirma em:

  • A I é verdadeira, II é falsa, e o emprego da conjunção concessiva está sintaticamente inadequado.
  • B I é falsa, II verdadeira e a relação entre ambas é de oposição.
  • C I e II são verdadeiras e a II é a I é a causa da II.
  • D I e II são falsas e estão em relação condicional.
  • E I é verdadeira, o emprego da conjunção concessiva está sintaticamente adequado, e a II é falsa.

A respeito da relação entre os textos 1 e 2, é correto afirmar que:

  • A O texto 1 apresenta dados e explanações acerca do racismo no Sistema Socioeducativo, e o texto 2 exemplifica o racismo social, possibilitando a reflexão acerca do quão estrutural é o racismo em nossa sociedade.
  • B Tendo lido os dois textos, é possível inferir que eventos como o descrito no texto 2 são os motivadores para a realização de pesquisas como a apresentada pelo texto 1.
  • C Textos 1 e 2 são independentes, ainda que seus assuntos estejam inter-relacionados. O que os torna independentes é que o texto 1 apenas explica a situação e mostra dados, e o texto dois solicita uma ação.
  • D O texto 1 apresenta dados e explanações acerca do funcionamento do Sistema Socioeducativo e o texto 2 é uma notícia acerca de um ato racista, não sendo possível estabelecer relação entre ambos, porque um tem relação com o sistema penal, o outro não.
  • E O texto 2 exemplifica o assunto sobre o qual o texto 1 discorre.

Analise as relações coesivas nos excertos extraídos dos textos lidos, selecione uma das duas opções oferecidas para cada excerto e então indique a alternativa que corretamente expressa as relações entre anafórico e seu antecedente em todos os exemplos:
I)"[...] chegou a analisar 20 processos de apuração e mais 20 processos de execução." (1)A Lei do Sinase (2)Gustavo
II)"[...] mas têm êxito em produzir o "menor infrator" [...]" (1)Condições desumanas (2)Sistema Socioeducativo
III)"[...] que indiquem formas alternativas de controle social e que defendam os direitos humanos desses jovens." (1)Debates (2)Ações
IV)"Acabando com todo mundo, falando que a gente era favelado." (1)Funcionários (2)Negros

Assinale a alternativa que apresenta a correta indicação dos anafóricos e seus antecedentes:

  • A I-1 - II-2 - III-1 - IV-2
  • B I-2 - II-1 - III-1 - IV-1
  • C I-1 - II-1 - III-1 - IV-1
  • D I-2 - II-2 - III-1 - IV-2
  • E I- 2- II-1 - III-2 - IV-1