Prova da Prefeitura Municipal de Sobral - Professor - Matemática - UECE-CEV (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Quando se fala do ato de planejar uma aula, alguns elementos devem ser considerados como centrais. Assinale a opção que apresenta um elemento que corresponde ao conteúdo operacional do planejamento docente.

  • A objetivo de aprendizagem
  • B avaliação em larga escala
  • C relação família e aluno
  • D contexto socioespacial

Considerando os estudos que fundamentaram a Didática na perspectiva psicológica, relacione corretamente os nomes dos teóricos às afirmações correspondentes, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Pestalozzi (1746-1827) 2. Locke (1632-1704)  3. Rousseau (1712-1778)  4. Herbart (1776-1841) 
Coluna II ( ) Considerado “o pai da Psicologia”, delimitou a Didática em sua doutrina da educação, diferenciando os termos instrução e ensino.
( ) Defendeu o princípio da não autoridade de uns sobre os outros em situações de aprendizagem, enquanto princípio central do método de ensino.
( ) Acreditava na promoção de uma aprendizagem atraente tendo como base o conhecimento do caráter da criança e as características necessárias a um bom educador.
( ) Apresentou dimensões sociais à problemática educacional. Acreditava que a metodologia da Didática se destinava ao desenvolvimento do aluno. 

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A 1, 2, 3, 4.
  • B 4, 3, 2, 1.
  • C 2, 4, 1, 3.
  • D 3, 1, 2, 4.

Para Jan Amos Komensky ou Comenius, considerado o pai da Didática Moderna, o processo educativo teria três fases: a Escola Materna; a Escola Elementar e a Escola Latina. Com base no enunciado, analise as seguintes afirmações:
I. A Escola Materna cultivaria os sentidos e ensinaria a criança a falar.
II. A Escola Materna introduziria a criança no ensino das primeiras letras.
III. A Escola Elementar sugeria a língua materna, a memória, as ciências sociais e a aritmética.
IV. A Escola Elementar e a Escola Latina se destinariam ao estudo das ciências sociais.
V. Escola Latina se destinaria ao estudo das ciências.

Está correto somente o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I, III e V.
  • C II, IV e V.
  • D II, III e IV.

Considerando que a avaliação educacional pode ser somativa, diagnóstica e formativa, analise as seguintes afirmações:
I. Avaliação somativa compreende a soma de vários instrumentos avaliativos e, por meio dela, assumese a classificação e a aprovação dos estudantes.
II. Avaliação diagnóstica funciona como um retrato da realidade que se pretende examinar, fornecendo uma informação prévia acerca dos aspectos enfocados.
III. Avaliação formativa tem a função de ajustar os conhecimentos dos educandos em relação aos programas de ensino, ou vice-versa.
IV. Avaliação diagnóstica pode ser realizada ao longo do ano letivo, em momentos pré-determinados pela escola ou pelo sistema de ensino e seus resultados podem ser utilizados para reorientar o trabalho em sala de aula.
Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III apenas.
  • B III e IV apenas.
  • C I, II e IV apenas.
  • D I, II, III e IV.

São diversas as teorias e correntes pedagógicas que abordam o processo de ensino-aprendizagem na Didática. Para José Carlos Libâneo, considerado uma das maiores referências nesse campo de estudo, existem dois tipos de abordagens do processo de ensino-aprendizagem: Pedagogias Progressista e Liberal. Diante disso, assinale a opção que define corretamente as abordagens progressista e liberal de ensino-aprendizagem.

  • A Pedagogia progressista (conservadora; renovada progressista; renovada não diretiva); Pedagogia liberal (libertadora; libertária; de conteúdos).
  • B Pedagogia progressista (libertadora; libertária; de conteúdos); Pedagogia liberal (conservadora; renovada progressista; renovada não diretiva).
  • C Pedagogia progressista (libertadora; libertária; de conteúdos); Pedagogia liberal (tradicional; seletiva; meritocrática).
  • D Pedagogia progressista (conservadora; tradicional; de conteúdos); Pedagogia liberal (conservadora; renovada progressista; renovada não diretiva).