Prova da Prefeitura Municipal de Suzano - Diretor de Unidade Escolar - VUNESP (2015) - Questões Comentadas

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O efeito de humor da tira está relacionado ao sentido da fala de Mafalda, no último quadro, a qual

  • A revela a dificuldade que ela tem de compreender a lição escolar.
  • B expressa uma visão crítica pessimista acerca da vida no futuro.
  • C sugere que sua interlocutora desconhece orações com verbos flexionados.
  • D exprime sua indiferença diante das tarefas impostas pela escola.
  • E simboliza a indiferença das novas gerações para com o futuro do mundo

Ainda considerando o último quadro, é correto afirmar que a pergunta de Mafalda

  • A representa a mesma realidade para ambas as personagens, que a associam ao universo escolar.
  • B desencadeia diferentes leituras da palavra “orações”, nos contextos em que está empregada.
  • C faz menção ao mesmo fato gramatical mencionado no penúltimo quadro, qual seja, a conjugação de um verbo no futuro
  • D revela o emprego da palavra “orações” em sentido figurado nos dois quadros, designando frases sem verbo.
  • E coloca em evidência a dificuldade das duas personagens em diferenciar os sentidos de “futuro”, da lição escolar.

Segundo a descrição gramatical, o futuro do pretérito é empregado “nas afirmações condicionadas, quando se referem a fatos que não se realizaram e que, provavelmente, não se realizarão”. Assinale a alternativa em que o verbo “viver” está empregado de acordo com essa descrição

  • A Viveremos como reis, se nos pagarem o que nos devem
  • B Insatisfeito com tudo, vivia se queixando aos amigos
  • C Esperam ter mais conforto quando viverem na cidade grande.
  • D Para vivermos bem é preciso que saibamos ceder, quando necessário.
  • E Se todos o aceitassem como parte da família, ele viveria feliz ali.

Para expressar seu ponto de vista acerca do uso dos celulares, o autor se vale da descrição de casos em que

  • A a comunicação presencial é frustrada, o que o leva a criar uma situação caricata a fim de chamar a atenção para esse fato.
  • B as pessoas otimizam o tempo de comunicação, graças ao uso de recursos das novas tecnologias de telefonia celular
  • C as expectativas de comunicação dos interlocutores são plenamente satisfeitas, mesmo sendo dispensado o contato social.
  • D os efeitos do uso de aparatos tecnológicos são neutralizados pelo contato visual com as pessoas, nos encontros sociais.
  • E ele próprio se vê envolvido pelo fascínio da tela do celular, que o faz abrir mão da conversação com amigos

Para responder a esta questão, considere a seguinte passagem:

Conheço algumas raras pessoas que se recusam (ainda!) a ter celular. Cada vez mais, se rendem. A vida ficou impossível sem ele.

A alternativa em que o emprego de conjunções expressa, com correção, a adequada relação de sentido entre as orações é:

  • A Conheço algumas raras pessoas que se recusam (ainda!) a ter celular; ora, cada vez mais, se rendem, contanto que a vida ficou impossível sem ele.
  • B Conheço algumas raras pessoas que se recusam (ainda!) a ter celular; entretanto, cada vez mais, se rendem, embora a vida ficou impossível sem ele.
  • C Conheço algumas raras pessoas que se recusam (ainda!) a ter celular; todavia, cada vez mais, se rendem, pois a vida ficou impossível sem ele.
  • D Conheço algumas raras pessoas que se recusam (ainda!) a ter celular; apesar de que, cada vez mais, se rendem, mesmo se a vida ficou impossível sem ele
  • E Conheço algumas raras pessoas que se recusam (ainda!) a ter celular; então, cada vez mais, se rendem, como a vida ficou impossível sem ele.