Prova da Prefeitura Municipal de Teresina - Analista de Suporte - FCC (2016) - Questões Comentadas

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Substituindo-se o segmento grifado pelo que se encontra entre parênteses, o sentido original está mantido em:

  • A a memória é editora autoritária, capaz de [...] relegar ao esquecimento inseguranças, medos e desilusões afetivas (abandonar)
  • B Lidar com a inexorabilidade do envelhecimento exige uma habilidade na qual somos inigualáveis (Perder o viço da juventude)
  • C A exaltação da juventude como o período áureo da existência humana (crepúsculo do humanismo)
  • D Ainda que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades (permite deliberar sobre os infortúnios)
  • E Restringir aos jovens a publicidade dos bens de consumo (Cercear no início da vida)
A adolescência é um fenômeno moderno. Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. (3º parágrafo) Sem prejuízo do sentido, as duas frases acima podem ser articuladas em um único período, fazendo-se as devidas alterações na pontuação e entre maiúsculas e minúsculas, com o uso do seguinte elemento:
  • A à medida que
  • B por isso que
  • C haja vista que
  • D caso
  • E não obstante

O segmento que admite transposição para a voz passiva está em:

  • A ...o Brasil conta com uma das melhores jogadoras de futebol...
  • B ...os estereótipos de gênero funcionam como um freio...
  • C Apesar de haver registros sobre equipes femininas...
  • D Marta Vieira da Silva recebeu cinco vezes o título de melhor jogadora...
  • E ...sob a alegação de que era uma atividade violenta demais...

Mantendo-se a correção gramatical e o sentido, o termo em negrito, na frase “Toda vez que uma menina tem menos incentivo para fazer algo” (2º parágrafo), pode ser substituído por:

  • A Sempre que
  • B Há vezes que
  • C Enquanto
  • D Uma vez que
  • E Há todo momento
“........ a educação um valor central, é fundamental refletir sobre o tipo de escola que desejamos criar. A educação, ........ comprometida com a igualdade social e a inclusão, pode vir a ser um caminho privilegiado para a emancipação" (Adaptado de: ACCIOLY, Lins, Beatriz et al. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. São Paulo: Reviravolta, 2009, passim) Preenche respectivamente as lacunas da frase acima, mantendo-se a coerência, o que está em:
  • A Por mais que seja − conquanto
  • B Sendo − se
  • C Embora seja − conquanto
  • D Por mais que seja − a menos que seja
  • E Sendo − embora