Prova da Prefeitura Municipal de Ubatuba - Enfermeiro - Avança SP (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com o texto, o reconhecimento tardio da contribuição de Margaret Crane está relacionado:

  • A à apropriação de sua invenção por parte da indústria farmacêutica sem o seu consentimento.
  • B à apropriação de sua invenção por parte de médicos sem o seu consentimento.
  • C à repreensão por parte da empresa em que trabalhava.
  • D à renúncia de seus direitos de invenção em função do alto valor dos registros de patente.
  • E à apropriação de sua invenção por cientistas sem o seu consentimento.

Considere o seguinte excerto: “Crane apresentou o protótipo aos seus chefes na farmacêutica, mas eles não gostaram da ideia.” Na segunda oração, o emprego da conjunção “mas” exprime um sentido:

  • A adversativo, de oposição ao conteúdo expresso na oração anterior.
  • B causal, de causa para o conteúdo expresso na oração anterior.
  • C final, de finalidade da execução do ato expresso no conteúdo da oração anterior.
  • D concessivo, de concessão em relação ao conteúdo expresso na oração anterior.
  • E condicional, de condição para a concretização do conteúdo expresso na oração anterior.

Considere o excerto: “Além disso, o processo exigia que ela passasse por um médico, sem privacidade ao receber uma notícia sensível.” No contexto em que ocorre, o pronome pessoal “ela” retoma:

  • A a vida da mulher.
  • B a mulher.
  • C informação.
  • D espera.
  • E Margaret Crane.

Considere as seguintes sentenças, retiradas do texto:


I.Crane notou uma grande fila de provetas apoiadas sob um espelho, e perguntou do que se tratava.

II. Se o círculo estivesse ali, significava que havia hormônio e a mulher estava grávida.

III. A partir dali os testes caseiros de gravidez só se modernizaram, até chegarem nas fitinhas e visores usados hoje.


Nas sentenças dadas, a palavra “se” atua, respectivamente, como:

  • A pronome pessoal, conjunção condicional, pronome pessoal.
  • B conjunção integrante, conjunção condicional, pronome pessoal.
  • C pronome pessoal, conjunção integrante, pronome pessoal.
  • D pronome pessoal, conjunção condicional, conjunção integrante.
  • E conjunção integrante, conjunção integrante, pronome pessoal.

Considere as palavras I. cientistas, II. conta-gotas e III. farmacêutica, que ocorrem no texto. A partir da forma de cada uma das palavras dadas, é possível identificar diferentes processos de formação. Assinale a alternativa que as classifica corretamente em relação ao seu tipo de processo de formação.

  • A derivação, composição por aglutinação e composição por aglutinação.
  • B composição por aglutinação, composição por justaposição e derivação.
  • C derivação, composição por justaposição e composição por aglutinação.
  • D derivação, composição por justaposição e derivação.
  • E composição por aglutinação, derivação e derivação.