Prova da Prefeitura Municipal de Uberlândia - Professor - História - MS CONCURSOS (2022) - Questões Comentadas

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Relacione as colunas referentes a sujeito e marque a alternativa correta.
COLUNA I.
A- Sujeito. B- Sujeito indeterminado. C- Oração sem sujeito. D- Sujeito simples. E- Sujeito composto. F- Sujeito oculto/elíptico.
COLUNA II.
1- Pode ocorrer com o verbo na 3ª pessoa do plural, com o verbo na 3ª pessoa do singular + se. 2- Apresenta um único núcleo. 3- Identificável pela desinência verbal, ou pelo contexto. 4- Apresenta dois, ou mais núcleos. 5- Aparece com verbo impessoal. Principais verbos impessoais (verbos que não admitem sujeito): haver, {significando existir, ou acontecer e na indicação de tempo}; fazer, {indicando tempo decorrido, ou a decorrer}. 6- É o termo da oração com o qual o verbo concorda em pessoa (1ª, 2ª, 3ª) e número (singular e plural).
  • A A (1) – B (6) – C (5) – D (2) – E (4) – F (3).
  • B A (6) – B (1) – C (5) – D (2) – E (4) – F (3).
  • C A (6) – B (4) – C (2) – D (1) – E (3) – F (5).
  • D A (1) – B (3) – C (5) – D (2) – E (4) – F (6).
Sobre figuras de linguagem, marque (V) verdadeiro ou (F) falso e assinale a alternativa correta.
( ) Comparação: Aproximação entre dois elementos que se identificam, ligados por conectivos comparativos explícitos, feitos, assim como, tal, como, tal qual, tal como, qual, que nem. ( ) Sinédoque: Substituição de um termo por outro, havendo ampliação. Encontramos sinédoque no todo pela parte e vice-versa; no singular pelo plural e vice-versa; no indivíduo pela espécie [nome próprio pelo nome comum]. ( ) Antonomásia: Quando designamos uma pessoa por uma qualidade, característica, ou fato que a distingue. Na linguagem coloquial, antonomásia é o mesmo que apelido, alcunha, ou cognome. ( ) Apóstrofe: Invocação de uma pessoa, ou algo, real ou imaginário, que pode estar presente, ou ausente. Corresponde ao vocativo na análise sintática e é utilizada para dar ênfase à expressão. ( ) Anástrofe: Inversão da posição do adjetivo [uma qualidade que pertence a um objeto é atribuída a outro, na mesma frase]. ( ) Hipálage: Simples inversão de palavras vizinhas [determinante x determinado]. 
  • A V – V – F – V – V – F.
  • B V – V – V – F – V – V.
  • C V – F – V – V – F – V.
  • D V – V – V – V – F – F.
Em se tratando de pontuação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa devida, quanto ao travessão, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
( ) O travessão é usado para substituir parênteses, vírgulas e dois-pontos. ( ) O travessão é utilizado para indicar a mudança de interlocutor no diálogo. ( ) O travessão é empregado para realçar uma oração intercalada. ( ) O ponto de exclamação é usado em frases interrogativas (perguntas) diretas. ( ) O ponto de interrogação é usual no final de orações que exprimem espanto, surpresa, admiração. ( ) O ponto de exclamação é utilizado após frases imperativas. 
  • A V – V – V – V – V – V.
  • B V – V – V – F – F – V.
  • C V – V – F – V – V – V.
  • D V – V – V – F – V – F.

Sobre representantes das escolas literárias, relacione a coluna I com a coluna II e marque a alternativa correta.


COLUNA I.


A- Gregório de Matos Guerra.

B- Tomás Antônio Gonzaga.

C- Gonçalves Dias.

D- Machado de Assis.

E- Cruz e Sousa.


COLUNA II.


1- Arcadismo.

2- Realismo.

3- Simbolismo.

4- Romantismo.

5- Barroco.

  • A A (5) – B (1) – C (4) – D (2) – E (3).
  • B A (3) – B (1) – C (4) – D (2) – E (5).
  • C A (4) – B (1) – C (5) – D (2) – E (3).
  • D A (1) – B (3) – C (5) – D (2) – E (4).
Assinale a alternativa, onde não pode ocorrer a crase.
  • A Procedeu-se à apuração dos votos.
  • B As pessoas assistiam à cena em silêncio.
  • C Admirei os quadros à óleo.
  • D É um favor que peço à senhorita.