Prova da Prefeitura Municipal de Unaí - Fonoaudiólogo - COTEC (2023) - Questões Comentadas

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A medida do reflexo acústico do músculo do estribo vem sendo considerada por muitos estudiosos o teste mais efetivo da bateria imitanciométrica. Ao avaliar um indivíduo que apresenta uma perda neurossensorial bilateral assimétrica, de grau leve na orelha direita e de grau profundo na orelha esquerda, pode-se esperar na pesquisa do reflexo acústico:

  • A Ausência dos reflexos contralaterais do lado com menor grau de perda e presença dos reflexos ipsilaterais bilateralmente.
  • B Ausência dos reflexos contralaterais e presença dos reflexos ipsilaterais do lado com menor grau de perda.
  • C Ausência dos reflexos contralateral e ipsilateral bilateralmente, pois nunca se observa reflexo nesses graus de perda.
  • D Presença dos reflexos contralateral e ipsilateral do lado com menor grau de perda.
  • E Presença dos reflexos contralaterais e ausência dos reflexos ipsilaterais.

Avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas, considerando as alterações observadas em crianças com dislexia. 

I. Crianças com transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL), independentemente do grau, apresenta transtorno específico de linguagem escrita relacionado à dislexia. 

PORQUE 
II. Entre as comorbidades mais prevalentes no TDL, o déficit de atenção e hiperatividade frequentemente é o que causa a dislexia, nesses casos.   

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A I e II são verdadeiras, e II é justificativa da I.
  • B I e II são verdadeiras, mas II não é justificativa da I.
  • C I e II são falsas.
  • D I é verdadeira e II é falsa.
  • E I é falsa e II é verdadeira.

A respeito dos procedimentos do fonoaudiólogo que atua na área da audiologia educacional, leia atentamente as assertivas a seguir. 



I - Assessorar educadores na qualidade de membros de uma equipe multidisciplinar em questões relacionadas aos métodos de comunicação, implicações educacionais da perda auditiva.


II - Desenvolver programas educacionais, com vistas à acústica de sala de aula e sistemas de amplificação para crianças com perda auditiva.


III - Assessorar e promover a reabilitação de pessoas sem problemas de equilíbrio usando a terapia da habituação, de exercícios e de retreinamento.


IV - Realizar o exame otoscópico após a realização dos exames de audição, equilíbrio, impressões de moldes auditivos, adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual.   



Está CORRETO apenas o que se afirma em 

  • A I e III.
  • B I e II.
  • C I, II e III.
  • D I, III e IV.
  • E II, IV e V.

Uma mãe procura um fonoaudiólogo preocupada porque seu filho de 9 anos de idade ainda não consegue ler nenhuma palavra.     

Diante dessa situação hipotética, o fonoaudiólogo deve, inicialmente,

  • A realizar anamnese e avaliação fonoaudiológica completa.
  • B encaminhar a criança imediatamente para a avaliação neurológica.
  • C encaminhar a criança imediatamente para avaliação otorrinolaringológica e auditiva.
  • D realizar a aplicação dos testes fonoaudiológicos observando as escalas de desenvolvimento infantil.
  • E realizar a avaliação comportamental da criança.

A exposição continuada ao ruído pode trazer, além da perda auditiva, outros efeitos adversos à saúde, como alterações relacionadas ao sono, respiração, cansaço, ansiedade entre outros. 

A alteração auditiva provocada pela exposição ao ruído intenso, que se caracteriza por uma diminuição da acuidade auditiva que pode retornar ao normal após um período de até 48h de afastamento do ruído, denomina-se:

  • A Mudança definitiva do limiar auditivo.
  • B Perda auditiva flutuante.
  • C Perda auditiva induzida por ruído.
  • D Perda auditiva induzida por níveis elevados de pressão sonora.
  • E Mudança temporária do limiar auditivo.