Prova da Prefeitura Municipal de Vila Velha - Especialista em Controladoria Pública - CONSULPLAN (2014) - Questões Comentadas

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Assinale o item incorreto sobre o emprego de tempos e modos verbais:

  • A A forma verbal “teria” exprime um fato posterior a um dado momento já passado de que se fala; é, pois, um futuro dentro do passado.
  • B As formas verbais “nasciam” e “tinham” indicam processos que, no passado, eram contínuos e frequentes.
  • C A forma verbal “estudarem” exprime certeza em relação a fatos que ainda ocorrerão num tempo posterior.
  • D A forma verbal “teria sido superada”, numa estrutura de voz passiva, exprime um fato que teria acontecido no passado, mediante certa condição.
  • E As formas verbais “surpreenderão” e “identificarão” exprimem processos certos ou prováveis que ainda não se realizaram.

Assinale a formulação incorreta quanto `à concordância da palavra destacada na frase:

  • A É necessário informação para dialogar com os candidatos.
  • B É pouco vida inteira para tanta perspectiva de sucesso.
  • C Refrigerante com gás não é bom para a saúde.
  • D É proibido a entrada a menores desacompanhados, sem seus responsáveis
  • E É vedada a inscrição a candidatos recém-formados, sem de experiencia na função.

Assinale a explicação correta para a relação estabelecida pelos termos “não só”/ “como também” presentes na assertiva “a ferramenta eletrônica não só facilitou a comunicação entre as pessoas como também trouxe alguns problemas.”

  • A Constitui um par de orações em que apenas a primeira se classifica como coordenada.
  • B Constitui um par de orações em que a segunda classifica-se como subordinada.
  • C Constitui um par de orações com sentido de negação e inclusão, respectivamente.
  • D Constitui um par de locuções conjuncionais com valor semântico adversativo.
  • E Constitui um par correlativo, com valor aditivo, que relaciona elementos similares.

Abaixo, relacionam-se diferentes tipos de coesão textual. Marque a alternativa em que se procede equivocadamente ou ao defini-la ou ao exemplificá-la:

  • A Coesão por conjunção: possibilita relações significativas entre os termos do texto. Ex.: Como estava doente, não fui ao trabalho, apesar de ser segunda-feira.
  • B Coesão por referencia: evita repetições desnecessárias. Ex.: Maria gosta de doces. Maria aprecia muito chocolate com amêndoas. Maria é gulosa.
  • C Coesão por substituição: usa anafóricos, palavras ou expressões por meio das quais se retomam termos já enunciados. Ex.: O carro invadiu a calçada que estava vazia. Graças a isso, não houve feridos.
  • D Coesão lexical: ocorre mediante o uso de sinônimo, pronome, hipônimo ou heterônimo. Ex.: Ronaldo foi o maior centroavante do mundo. O fenômeno levou o Brasil a grandes conquistas. O camisa nove mostrou ao mundo seu talento de goleador.
  • E Coesão por elipse: ocorre mediante a omissão de palavra(s), sem prejudicar a clareza da oração. Ex.: Luísa assiste à TV e, ao mesmo tempo, faz a lição de casa e conversa ao celular.

Assinale o item que não obedece ao padrão escolarizado vigente quanto à colocação dos pronomes átonos:

  • A Minha coleção de revistas antigas foram-lhe vendidas sem muita conversa ou negociação.
  • B O advogado tinha prevenido-o, repetidas vezes, sobre a importância dos detalhes do caso.
  • C Quem, afinal, nos contará a verdadeira historia dos acontecimentos que abalaram o País?
  • D Meu sócio não me contaria inverdades sobre o acontecido entre eles.
  • E Procuraram-no, em vão, por todos os bares e praças da cidade.