Prova da Prefeitura Municipal de Araçatuba - Agente Auxiliar de Secretaria Escolar - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

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O conjunto das ideias do texto leva a identificar uma mensagem ao leitor,

  • A aconselhando-o a praticar atos cotidianos voltados à melhoria das condições em que vivem certas pessoas.
  • B impondo comportamentos que seriam indispensáveis para a manutenção das amizades e da vida familiar.
  • C alertando-o para a importância de cultivar afetos por meio de atitudes simples que expressam atenção.
  • D prescrevendo a ele normas de conduta de tal forma que ele não negligencie suas obrigações cotidianas.
  • E defendendo a tese segundo a qual somos responsáveis por salvar o mundo dos relacionamentos desgastados.

O comentário de Elaine Blum (4° parágrafo)

  • A revela a falta de atenção das pessoas para pequenos gestos, o que acaba por comprometer as evidências.
  • B destaca a dimensão transformadora de ações a que se atribui pouca importância e que até passam despercebidas.
  • C expressa a confiança nos gestos salvadores que, apesar de diminutos, são praticados à revelia de quem os recebe.
  • D corrobora o ponto de vista segundo o qual apenas grandes atos têm possibilidade de produzir bons efeitos.
  • E contradiz a ideia de que os detalhes são responsáveis por gestos de solidariedade que vêm perdendo a importância.

A passagem caracterizada pelo emprego predominante de expressões em sentido próprio é:

  • A Enquanto isso, esquecidos ficam os remendos sentimentais que esvaziam, pouco a pouco, nossa carga afetiva.
  • B O mundo é salvo por um olhar, que envolve e afaga. Abarca. Resgata. Reconhece. Salva.
  • C E sobra pouquíssimo tempo para nos debruçarmos sobre o que realmente importa, para ficarmos perto de quem nos ama de verdade, para alimentarmos nossa alma.
  • D Conviver com os outros requer atenção e cuidados frequentes, o que poucos parecem estar dispostos a oferecer tanto quanto se precisa.
  • E Cada detalhe conta, cada pedacinho vazio faz falta, cada vacilo tem seu peso e pode colocar tudo a perder.

A relação de antonímia presente em expressões destacadas na passagem – “Se é verdade que as pessoas nos ganham nos detalhes, é verdade também que é nos detalhes que elas nos perdem” – está presente também nos pares em destaque:

  • A [gestos ] diminutos e [gestos] descomunais; [olhar que] abarca e [olhar que] exclui.
  • B [cheios de] trabalho e [cheios de] lavor; cuidados frequentes e cuidados raros.
  • C [olhar que] envolve e [olhar que] dissimula; [antônimo da] evidência e [antônimo da] imponência.
  • D [avesso da] importância e [avesso da] irrelevância; [estar] dispostos e [estar] propensos.
  • E [olhar que] reconhece e [olhar que] ignora; [não procure na] superfície e [não procure na] aparência.

As aspas na expressão “a hora certa” sinalizam, no contexto do 1° parágrafo, a intenção de

  • A confirmar que se estabelecem compromissos com data fixa.
  • B afirmar que o tempo de realização do ato adiado é indeterminado.
  • C negar que o adiamento seja um ato de vontade própria.
  • D assegurar que os grandes atos são predeterminados.
  • E duvidar de que seja possível definir o momento exato de um ato.