Prova da Prefeitura Municipal de Arujá - Encarregado de Serviços - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com a norma-padrão, a lacuna do segundo quadrinho deve ser preenchida com:

  • A destroçar-no
  • B lhe destroçar
  • C destroçar ele
  • D destroçá-lo
  • E destroçar-lhe

Ao analisar os resultados e as metas de alfabetização para as crianças paulistanas, o editorial enfatiza que

  • A estipular metas para o aprendizado pode ser salutar para o progresso dos alunos, ainda que a maioria deles não consiga atingir o mínimo satisfatório.
  • B exigir dos alunos pode ter um reflexo positivo em seu aprendizado, uma vez que se cria motivação para todos os envolvidos no processo educacional.
  • C trabalhar com metas ambiciosas na educação pode trazer problemas irreversíveis para o aprendizado da maioria dos alunos, que ficam desmotivados.
  • D desafiar os alunos constantemente no início de sua escolarização tem criado condições para que estudem motivados por todo o ensino fundamental.
  • E estabelecer metas incompatíveis com o progresso de aprendizado dos alunos é uma estratégia de estatística que não representa a realidade da escola.

A expressão “Uma ousadia”, que inicia o segundo parágrafo do texto, refere-se

  • A à meta de alfabetização da Base Nacional ser atingida por São Paulo já em 2018.
  • B ao fato de 92% dos alunos paulistanos saberem ler e escrever ao final do segundo ano.
  • C à meta de alfabetizar as crianças até o segundo ano, estipulada pela Base Nacional.
  • D ao fato de o governo paulistano conseguir alfabetizar seus alunos até o terceiro ano.
  • E à meta de 85% de alfabetização no primeiro ano, estipulada pela prefeitura paulistana.

Considere as passagens do texto:


• … a diretriz nacional se limitava a preconizar leitura e escrita até o final do terceiro ano. (2º parágrafo)

• Conforme se avança no ensino fundamental, contudo, os descaminhos e a leniência do passado se fazem manifestar nos parcos resultados obtidos por estudantes em provas padronizadas. (4º parágrafo)


Os termos em destaque significam, correta e respectivamente:

  • A recomendar; brandura na cobrança de obrigações; escassos.
  • B impor; desorganização na cobrança de obrigações; contundentes.
  • C aconselhar; falta de cobrança de obrigações; abundantes.
  • D sugerir; severidade na cobrança de obrigações; impactantes.
  • E prever; receio de cobrança de obrigações; limitados.

Assinale a alternativa em que a frase, reescrita a partir das informações textuais, contém termo empregado em sentido figurado.

  • A As escolas municipais da cidade de São Paulo obtiveram uma conquista de grande vulto na educação.
  • B Compromisso que as escolas paulistanas já haviam assumido com um ano de antecedência em sua educação.
  • C Um nível alto de exigência dará motivação suplementar para educadores e estudantes se aplicarem mais.
  • D O desempenho em matemática e ciências facilita entender o fracasso que se observa no ensino médio.
  • E São Paulo é uma cidade que precisa repensar suas práticas e cuidar mais e melhor de suas crianças e jovens.