Prova da Prefeitura Municipal de Barretos - Professor - Artes e Educação Artística - VUNESP (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Tendo em vista as várias possibilidades de interpretação da tira, afirma-se, corretamente, que se propõe uma crítica a respeito

  • A da dificuldade de se obterem informações sobre agentes históricos as quais sirvam de subsídio aos estudos.
  • B da inadequação de propostas escolares centradas em fatos políticos e de pouca relevância histórica.
  • C do modo tendencioso com que os meios tradicionais de divulgação científica divulgam fatos históricos.
  • D da passividade de quem busca se informar a partir de meios de comunicação de massa.
  • E da repressão imposta pela escola à liberdade de escolha das fontes que possam servir como referência às redações.

Uma ideia que se repete no texto é:

  • A as necessidades digitais da comunidade são mapeadas por empresas especializadas.
  • B os alunos envolvidos no projeto são liberados das atividades em sala de aula.
  • C os interessados em participar do projeto se inscrevem como estagiários com baixa remuneração.
  • D as escolas deixaram de estabelecer parceria com empresas de soluções tecnológicas.
  • E o sistema educacional finlandês está entre os mais eficientes do mundo.

Um dos objetivos centrais do projeto apresentado é

  • A substituir os professores por técnicos especialistas em tecnologia da informação.
  • B transformar as escolas em centros de profissionalização especializados em informática.
  • C equipar as escolas para comercializar suas próprias soluções tecnológicas.
  • D oferecer aos alunos a oportunidade de se fazerem úteis ao próximo.
  • E ampliar a distribuição de aparelhos com tecnologia de ponta em asilos.

Duas expressões que veiculam a mesma ideia, no texto, são:

  • A inversão de papéis (1° parágrafo); ensinar nossas crianças (4° parágrafo).
  • B pouco ortodoxo modelo (1° parágrafo); pensamento fora da caixa (7° parágrafo).
  • C valores (4° parágrafo); necessidades digitais (6° parágrafo).
  • D voluntários (5° parágrafo); especialistas (5° parágrafo).
  • E competências e habilidades (5° parágrafo); assistência individual (6° parágrafo).

Considere as seguintes passagens:


• ... os estudantes [...] relatam suas competências e habilidades em determinadas áreas. (5° parágrafo)

• E os alunos-mestres também atuam [...] para prestar ajuda [...] quando determinada lição envolve o uso de tecnologia. (6° parágrafo)


Em ambas as passagens, o vocábulo destacado atribui às palavras a que se vincula o sentido de

  • A convicção.
  • B intensidade.
  • C indefinição.
  • D quantidade.
  • E obstáculo.