Prova da Prefeitura Municipal de Barretos - Supervisor de Ensino - VUNESP (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Tendo em vista as várias possibilidades de interpretação da tira, afirma-se, corretamente, que se propõe uma crítica a respeito

  • A da dificuldade de se obterem informações sobre agentes históricos as quais sirvam de subsídio aos estudos.
  • B da inadequação de propostas escolares centradas em fatos políticos e de pouca relevância histórica.
  • C do modo tendencioso com que os meios tradicionais de divulgação científica divulgam fatos históricos.
  • D da passividade de quem busca se informar a partir de meios de comunicação de massa.
  • E da repressão imposta pela escola à liberdade de escolha das fontes que possam servir como referência às redações.

Em – Você pode procurar na enciclopédia. –, a forma verbal em destaque

  • A atribui às demais palavras sentido figurado
  • B imprime valor categórico ao verbo procurar.
  • C indica polidez no discurso do sujeito falante.
  • D evidencia o conteúdo sarcástico do comentário.
  • E situa a ação no contexto de um futuro remoto.

O trecho destacado na frase – Com sorte, talvez tenha alguma coisa sobre ele hoje na TV. – está reescrito conforme a concordância padrão em:

  • A se veiculem informações
  • B seja dado alguma informação
  • C surja informações
  • D exista qualquer informações
  • E possam haver informações

Uma ideia que se repete no texto é:

  • A as necessidades digitais da comunidade são mapeadas por empresas especializadas.
  • B os alunos envolvidos no projeto são liberados das atividades em sala de aula.
  • C os interessados em participar do projeto se inscrevem como estagiários com baixa remuneração.
  • D as escolas deixaram de estabelecer parceria com empresas de soluções tecnológicas.
  • E o sistema educacional finlandês está entre os mais eficientes do mundo.

Um dos objetivos centrais do projeto apresentado é

  • A substituir os professores por técnicos especialistas em tecnologia da informação.
  • B transformar as escolas em centros de profissionalização especializados em informática.
  • C equipar as escolas para comercializar suas próprias soluções tecnológicas.
  • D oferecer aos alunos a oportunidade de se fazerem úteis ao próximo.
  • E ampliar a distribuição de aparelhos com tecnologia de ponta em asilos.