Prova da Prefeitura Municipal de Bauru - Agente Administrativo - Prefeitura de Bauru - SP (2022) - Questões Comentadas

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Mesmo estando diante de uma era digital, as organizações ainda não podem preceder dos arquivos físicos, que se caracterizam pelos espaços destinados à guarda de documentos/registros físicos, como por exemplo na forma de armários, gavetas, caixas, pastas, entre outras que permitam a guarda destes documentos.
Para que seja possível um rápido e adequado acesso é necessário que sejam criados “métodos de armazenamento”. Assinale a resposta CORRETA que demonstre os métodos de organização/armazenamento mais utilizados:

  • A Alfabética; Geográfica; Numérica; Ideográfica.
  • B Alfabética; Geográfica; Numérica; Grafológica.
  • C Alfabética; Numérica; Ativo/Morto; Icônica.
  • D Alfabética; Numérica; Icônica; Grafológica.

Um arquivo eletrônico é um conjunto de documentos eletrônicos que fazem parte de um determinado processo administrativo. Os documentos eletrônicos contêm informações relevantes sobre indivíduo ou grupos, que nos permite realizar diferentes formas de gestões.
O arquivo eletrônico é a evolução dos arquivamentos tradicionais em papel que são utilizados até que sejam digitalizados permitindo ganhar espaço, facilitar acesso, aumentar a confiabilidade, entre outras possibilidades.
O processamento deste tipo de documento é similar, mas em vez de o fazer em papel, tudo se processa de forma digital, incluindo, elementos como carimbos ou assinaturas, que agora se fazem diretamente com o uso de recursos computacionais, sem que se perca a sua validade legal e de forma completamente segura.
Diante das informações anteriores é possível afirmar que uma das grandes vantagens dos arquivos eletrônicos é... Assinale a resposta CORRETA:

  • A Necessidade de grandes bases de dados.
  • B Não obrigatoriedade de “métodos de armazenamento”.
  • C Acesso descentralizado.
  • D Possibilidade de duplicidade de versões.

A gestão do conhecimento nas organizações pode ser realizada de diversas maneiras e por meio de várias ferramentas, como por exemplo através da construção de manuais administrativos. Ao se elaborar um manual administrativo, deve-se considerar:

I. Definir o objetivo do manual.
II. Definir o público a quem se destina o manual.
III. Descrever as etapas a serem seguidas de forma sistematizada, criteriosa e segmentada.
IV. Redigir o manual com linguagem clara e objetiva.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II e III, apenas.
  • B II, III e IV apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II, III e IV.

A boa gestão do estoque demanda que sejam feitos controles de entrada de material e consumo de tal forma que seja garantida a exatidão quando comparado o controle com o saldo que efetivamente esteja disponível fisicamente no estoque.
Isto significa ter informações claras e exatas sobre os produtos estocados, ou seja, ter uma equivalência entre o que está registrado no sistema e o que realmente consta no estoque físico.
Na prática, essa precisão quer dizer que quando um colaborador for para o local do registro, o item estará lá, no local exato, na quantidade registrada e rotulada corretamente.
Na administração/gestão existe um termo que expressa esta questão de assertividade que é:

  • A Benchmarking.
  • B Acuracidade.
  • C Stakeholders.
  • D Fluxo de caixa.

Organizações precisam ser estruturadas para poderem funcionar melhor e produzir melhores resultados. Uma das maneiras de estruturar a organização é estabelecer a hierarquia organizacional, que tem como função:

  • A Estabelecer as linhas formais de comando e subordinação na organização.
  • B Estabelecer os meios de comunicação entre os colaboradores da organização.
  • C Estabelecer as metas e objetivos organizacionais que os colaboradores deverão cumprir.
  • D Estabelecer os relacionamentos interpessoais formais e informais dos colaboradores na organização.