Prova da Prefeitura Municipal de Betim - Educador Social - Instituto AOCP (2020) - Questões Comentadas

Limpar Busca
Em relação ao conteúdo do Texto 1, é correto afirmar que
  • A aborda o universo escolar e realiza uma intertextualidade com o texto bíblico sobre a criação do mundo.
  • B tematiza as disciplinas escolares restritas ao ensino fundamental.
  • C utiliza uma linguagem denotativa para tratar do ensino de disciplinas específicas.
  • D visa igualar o conhecimento escolar com a criação do universo.
  • E realiza uma comparação entre o momento em que Deus criou a terra e as disciplinas de geografia e história.
Assinale o termo que pode ser utilizado para substituir a expressão popular “levasse bomba” sem alterar o sentido apresentado no texto.
  • A Incapacitasse.
  • B Recomeçasse.
  • C Reprovasse.
  • D Refizesse.
  • E Perfizesse.
O termo “matéria”, no Texto 1, possui sentido
  • A sinonímio.
  • B antonímio.
  • C científico.
  • D cômico.
  • E ambíguo.
No excerto “[...] com toda ciência – e muita, mas muita paciência – criou toda matéria que há [...]”, a repetição do termo em destaque possui uma função textual que estabelece
  • A contrariedade.
  • B intensificação.
  • C quantificação.
  • D durabilidade.
  • E completude.
Leia o excerto a seguir.

“[...] lá pela hora do recreio veio a arte e a história dar seus palpites [...]”.
5. Tendo em vista o tipo textual e a informalidade linguística do Texto I, tal excerto poderia ser reescrito, de acordo com a norma culta da língua portuguesa e sem mudança de sentido, da seguinte forma:
  • A Na hora do recreio, a arte e a história veio opinar.
  • B Lá pela hora do recreio veio a arte e a história, dar seus palpites.
  • C Lá, pela hora do recreio, vieram opinar, a arte e a história.
  • D A arte e a história vieram opinar próximo ao horário do recreio.
  • E A arte e a história vieram dar seus palpites, lá, perto da hora do recreio.