Prova da Prefeitura Municipal de Cascavel - Assistente Socioeducativo - UNIOESTE (2022) - Questões Comentadas

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Assinale a alternativa CORRETA, considerando o conteúdo do texto.

  • A Nem todos os discursos de ódio proferidos atualmente são justificados a partir do argumento da liberdade de expressão.
  • B A Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal apresentam definições contrárias no que se refere à liberdade de expressão.
  • C A autora do texto defende que não pode haver qualquer restrição em relação à liberdade de expressão, uma vez que esta deve ser garantida “sem interferência” (2º parágrafo).
  • D A autora avalia que os dois documentos citados apresentam incoerência entre si, o que fica evidente no uso da expressão contrajuntiva “só que” (3º parágrafo).
  • E Segundo o texto, a liberdade de expressão é um direito garantido apenas às cidadãs e aos cidadãos brasileiros.

Considerando o conteúdo do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Faltam informações para que o leitor saiba quem é Jaqueline, citada no 4º parágrafo, lacuna esta que provavelmente não ocorre quando se lê o texto integralmente.
  • B Pelo conteúdo do texto apresentado, é possível concluir que é negativa a resposta à pergunta que intitula a seção.
  • C Justificar o discurso de ódio com base no argumento de que existe a liberdade de expressão é uma atitude recorrente na sociedade brasileira.
  • D Segundo Jaqueline, a responsabilidade só pode ser imputada à pessoa que expressa conteúdo de ódio no momento de sua ocorrência. 
  • E Segundo Jaqueline, uma pessoa pode responder judicialmente, caso seja acusada de proferir discurso de ódio, pois estaria contrariando a Constituição.

Considerando os elementos linguísticos do texto, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A No 4º parágrafo, a primeira ocorrência da expressão “até” poderia ser substituída, sem prejuízo do sentido do texto, por ‘inclusive’.
  • B Os dois pontos, no 4º parágrafo, poderiam ser substituídos pela conjunção integrante ‘que’, mantendose o sentido do texto.
  • C A expressão “O mesmo” (2º parágrafo) retoma o que foi dito no parágrafo anterior, evitando a repetição do conteúdo.
  • D O pronome indefinido “Toda” (2º parágrafo) poderia ser substituído, sem prejuízo do sentido, por ‘qualquer’.
  • E A exclusão da expressão adverbial “Na prática” (3º parágrafo) resultaria em prejuízo significativo no sentido do texto, levando o leitor à interpretação inadequada da mensagem.

Assinale a alternativa cuja reescrita manteria o sentido deste período: “A pessoa pode até odiar, mas não pode expressar esse ódio” (4º parágrafo).

  • A A menos que tenha ódio, a pessoa não pode expressá-lo.
  • B Ainda que sinta ódio, a pessoa não pode expressá-lo.
  • C Desde que tenha ódio, a pessoa não pode expressá-lo.
  • D Porque sente ódio, a pessoa não pode expressá-lo.
  • E À proporção que sente ódio, a pessoa não pode expressá-lo.

Assinale a alternativa CORRETA, considerando os elementos do texto.

  • A Observa-se interferência da oralidade na escolha da expressão “Na Constituição está lá:”, no 1º parágrafo, e do verbo ‘ter’, no início do 4º parágrafo.
  • B O verbo ‘ter’, no 1º período do texto, deveria, necessariamente, ter sido grafado com acento circunflexo, uma vez que precisa concordar com ‘discursos’, que é núcleo do sujeito.
  • C No 1º parágrafo, falta uma vírgula após a conjunção ‘e’ no fragmento “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação”.
  • D No 2º parágrafo, a expressão “O mesmo” é o sujeito do verbo ‘dizer’, e “a Declaração Universal dos Direitos Humanos” é complemento desse verbo.
  • E A expressão adverbial “sem interferência” (2º parágrafo) poderia ser transferida para a posição imediatamente posterior ao verbo ‘incluir’, sem que isso gerasse alteração de sentido do texto.