Prova da Prefeitura Municipal de Iporá - Professor - História - UEG (2018) - Questões Comentadas

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No texto, o autor defende a tese de que os mais velhos atribuem aos jovens a incumbência de tornar o mundo melhor por

  • A confiarem no fato de que as redes sociais permitem aos mais velhos a convivência com jovens de todas as classes sociais.
  • B acreditarem que os artistas da década de 1960 apenas se aproveitavam dos ideais dos jovens daquela década e adjacências.
  • C sentirem que falharam na tarefa de concretizar o sonho de uma vida repleta de felicidade, a qual fora idealizada por seus antecessores.
  • D terem consciência de que as empresas se aproveitam da inexperiência dos jovens para obter mão de obra barata ou até mesmo escrava.
  • E estarem conscientes de que os jovens habitam um mundo em que não é possível acreditar em vínculos afetivos duradouros.

A repetição do enunciado “Os jovens estão com medo, e com razão.”, que introduz quatro parágrafos do texto (linhas 12, 16, 20 e 27), foi utilizada como

  • A simbologia estilística para fortalecer a narrativa de alguns fatos.
  • B estratégia argumentativa que visa ao desenvolvimento do tema.
  • C recurso expressivo com vistas a sintetizar as ideias no texto.
  • D alegoria poética que objetiva imprimir ritmo e melodia ao texto.
  • E efeito especial de sentido com o fim de descrever personagens.

No sétimo parágrafo, o sentido da expressão “cartilha do bem” (linha 25) é recuperado, no texto, pelo trecho:

  • A “...o que ocupa as mentes dos mais jovens nesse mundo sem Deus...”. (linhas 7 a 8)
  • B “Essa ideia é um fetiche de alguns poucos jovens dos anos 1960...”. (linha 10)
  • C “...os jovens estão prontos para fazer um mundo melhor...”. (linhas 1 a 2)
  • D “...ensinar aos jovens amar e respeitar a todos...”. (linha 32)
  • E “Os jovens estão com medo, e com razão.” (linha 27)

No último parágrafo (linha 38), o sinal de pontuação dois pontos é empregado para introduzir

  • A uma citação
  • B uma enumeração
  • C um esclarecimento
  • D um discurso indireto
  • E uma dúvida inflexiva

No sétimo parágrafo, as aspas na palavra “crítica” foram usadas para

  • A conferir ironia a uma expressão do senso comum.
  • B indicar a transcrição literal de um enunciado alheio.
  • C assinalar um termo enfatizado anteriormente no texto.
  • D fazer a citação de uma expressão popular ou arcaica.
  • E destacar uma palavra utilizada fora de seu contexto.