Prova da Prefeitura Municipal de Itapevi - Professor - Educação Básica - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

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Entre outros fatores, o humor da tira deve-se à ideia sugerida de que

  • A os adultos se fingem bons conhecedores de todos os assuntos.
  • B as crianças estão mais predispostas para a leitura do que os adultos.
  • C o rapaz reconhece estar velho, pois não consegue comunicar-se com a menina.
  • D o livro é um artefato cultural ultrapassado para as novas gerações.
  • E a menina acabou ofendendo o rapaz por cognominá-lo velho.

De acordo com a norma-padrão, as duas respostas do rapaz às perguntas da menina podem ser substituídas, respectivamente, por

  • A Isso é um livro! / Me serve para ler!
  • B Se trata de um livro! / Serve para mim ler!
  • C Isto é um livro! / Serve para eu ler!
  • D Trata-se de um livro! Serve para mim ler!
  • E Isso aqui é um livro! / Serve-me para eu ler!

Em relação ao termo “uns” (1° quadrinho) e “cachorrinho” (2° quadrinho), é correto afirmar que eles expressam, correta e respectivamente, sentido de

  • A limite e atitude compulsiva.
  • B precisão numérica e desdém.
  • C intensificação numérica e pequenez.
  • D aproximação numérica e afetividade.
  • E inexatidão e comportamento ofensivo.

No segundo quadrinho, a expressão “de vários ângulos” e a oração “Como um cachorrinho” expressam, correta e respectivamente, relações de sentido de

  • A meio e conclusão.
  • B finalidade e modo.
  • C causa e finalidade.
  • D comparação e causa.
  • E modo e comparação.

De acordo com o ponto de vista do autor, é correto afirmar que

  • A o pai e a filha participavam dos encontros de leitura partilhada com o fim específico de se tornarem leitores críticos e proficientes, perfil que ele logo identificou na filha pelo gosto pela leitura.
  • B a observação que Moana fazia dos encontros de leitura compartilhada dos adultos passou despercebida para o pai, o que justifica o fato de ela ter o seu pedido de comentário de leitura negado por ele.
  • C a filha tinha um plano para adiar a hora de dormir, valendo-se da referência às leituras partilhadas do pai com outros adultos, plano esse que acabou sendo facilmente identificado por ele.
  • D a leitura de O Hobbit foi uma forma encontrada pelo pai para mostrar à filha que as leituras devem ser partilhadas e, mais que isso, é preciso que cada leitor enxergue um sentido próprio do texto.
  • E o pedido de Moana surpreendeu o pai que, inicialmente, não soube lidar com a situação, já que para ele o papel das crianças deveria ser diferente do papel dos adultos, sem discussão sobre o que foi lido.