Prova da Prefeitura Municipal de Itapevi - Técnico - Edificações - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

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No contexto da tira, emprega-se a frase

  • A “O mundo é uma máquina...”, em sentido próprio, para fazer referência ao atual estágio de evolução tecnológica em que se encontra a humanidade.
  • B “... é uma máquina de moer corações.”, em sentido figurado, para expressar a ideia de que, nas relações sociais, predominam o respeito e o altruísmo.
  • C “Como alguém tem coragem de operar...”, em sentido figurado, para condenar a apatia de algumas pessoas em um contexto de transformações sociais.
  • D “Certamente é gente...”, em sentido próprio, para negar que possam existir pessoas indiferentes ao fato de o mundo ser um ambiente hostil.
  • E “... gente que não tem coração.”, em sentido figurado, para se referir à insensibilidade de pessoas cujas ações tornam o mundo um lugar opressivo.

Considere as frases dos três quadrinhos:


• O mundo é uma máquina de moer corações.

• Como alguém tem coragem de operar essa máquina?

• Certamente é gente que não tem coração.


Assinale a alternativa em que os pronomes empregados para substituir as expressões destacadas estão em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A máquina de moê-los / coragem de operá-la / gente que não o tem.
  • B máquina de moê-los / coragem de operar-lhe / gente que não lhe tem.
  • C máquina de moer-lhes / coragem de operá-la / gente que não o tem.
  • D máquina de moer-lhes / coragem de operar-lhe / gente que não lhe tem.
  • E máquina de moer-nos / coragem de operá-la / gente que não lhe tem.

Segundo o texto, a reivindicação por uma agenda econômica centrada na ampliação das capacidades humanas deve-se à

  • A recente adoção de políticas públicas educacionais direcionadas ao enfrentamento dos desafios impostos pelas transformações nos modos de produção.
  • B necessidade de encontrar soluções que possam minimizar o impacto dos problemas sociais para a população mais idosa que têm origem no desemprego.
  • C emergência de se adotarem medidas para conter o processo acelerado de automação e de robotização, responsável pelo avanço das mudanças climáticas.
  • D demanda pelo desenvolvimento de novas competências, diante da previsão do fim de ocupações em decorrência da intensa automação e robotização.
  • E necessidade de aceleração da automação da indústria nacional, indispensável para atender a demanda de um mercado consumidor em crescimento constante.

Segundo a autora, uma preparação eficiente para o contexto de trabalho em que antigas profissões serão extintas enquanto outras serão criadas envolve

  • A o trabalho constante de pesquisa voltada para a identificação das profissões com potencial para serem extintas e daquelas que permanecerão em alta.
  • B o desenvolvimento da consciência política sobre a necessidade da adoção de medidas para fazer frente aos novos desafios impostos à humanidade.
  • C o reconhecimento do nível de capacitação pessoal, o que impõe aceitar desempenhar desde atividades mais básicas até aquelas que dependem de reflexão crítica.
  • D a capacidade de reinventar-se continuamente, fundamental para o desempenho de atividades que requerem reflexão crítica e aptidão para resolução de problemas.
  • E um sistema educacional que despreze os conhecimentos prévios dos estudantes e direcione o ensino à capacitação deles para desempenhar uma única profissão.

Considere a seguinte passagem do 4° parágrafo, para responder à questão.


Isso envolve trabalhar com o conceito de aprendizagem ao longo da vida, ou seja, desde a primeira infância, a fim de desenvolver competências basilares, necessárias para promover autonomia para que todos possam aprender a aprender.


Conforme a passagem, no que diz respeito à autonomia para aptidão à aprendizagem,

  • A o aprendizado desde a primeira infância pouco acrescenta.
  • B o conceito de aprendizagem ao longo da vida não pode ser implicado.
  • C o desenvolvimento de competências básicas é imprescindível.
  • D a exigência de aprendizagem ao longo da vida pode ser preterida.
  • E a imposição do desenvolvimento de competências desde cedo é controversa.