Prova da Prefeitura Municipal de Jardim do Seridó - Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais - FUNCERN (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com Cordeiro (2009), o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula ocorre por meio de um conjunto de relações humanas, consequentemente, sociais e históricas, denominada como relação pedagógica, a qual engloba o conjunto de interações que se estabelecem na tríade: professor–estudante– conhecimento. Logo, pensar o ensino e a aprendizagem em termos de relação pedagógica implica admitir a complexidade da situação da sala de aula considerando as dimensões

  • A afetiva, técnica e cognitiva.
  • B linguística, cognitiva e técnica.
  • C linguística, pessoal e cognitiva.
  • D epistemológica, histórica e psicológica.

O planejamento educacional ocorre em três dimensões inter-relacionadas: planejamento do sistema educacional, planejamento escolar e planejamento de ensino. Segundo Vasconcelos, o planejamento de ensino pode ser subdividido, diferenciando-se por seu grau de especificidade crescente, em três tipos:

  • A planejamento de curso, planejamento de unidade e planejamento de aula.
  • B planejamento escolar, planejamento de aula, planejamento estratégico.
  • C planejamento escolar, planejamento pedagógico, planejamento de unidade.
  • D planejamento pedagógico, planejamento curricular, planejamento de curso.

Os elementos constitutivos da didática, expresso por Libâneo, são:

  • A conteúdos; metodologia; objetivos; avaliação; planejamento educacional; instrução e mediação pedagógica.
  • B ensino e aprendizagem; recursos metodológicos; planejamento educacional; aula; instrumentos de ensino; conteúdos e avaliação
  • C objetivos; métodos de ensino e aprendizagem; instrução; mediação pedagógica; interações didático-pedagógica e avaliação.
  • D objetivos e conteúdos; métodos de ensino; avaliação; aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar e relação professor e aluno.

A avaliação da aprendizagem está intrinsicamente conectada a todo processo educativo e, pela sua condição processual, se desenvolve continuamente; portanto, não deve se utilizar somente de instrumentos externos disponibilizados pelo professor. Nesse contexto, deve-se abranger três aspectos básicos da tarefa educativa:

  • A trabalho centrado nos conteúdos, relacionamento socioemocional e organização da coletividade.
  • B trabalho com as teorias pedagógicas, relacionamento intrapessoal e participação da coletividade.
  • C trabalho com o conhecimento científico, relacionamento interpessoal e organização da coletividade.
  • D trabalho com o conhecimento sistematizado, relacionamento intrapessoal e participação da coletividade.

Metodologia de ensino compreende um conjunto de técnicas e processos que têm como objetivo prover formação para os estudantes em áreas específicas do conhecimento. As novas metodologias de ensino têm como missão facilitar o aprendizado com vistas a desenvolver o protagonismo estudantil. Dessa forma, numa metodologia de ensino construtivista, o professor atua como

  • A facilitador e mediador da aprendizagem com foco no desenvolvimento do espírito de equipe, por meio do estímulo à criação de projetos.
  • B facilitador e mediador, a fim de prover os meios, os conhecimentos e as ferramentas necessárias para que o estudante desenvolva seu potencial.
  • C mediador da aprendizagem, estimulando o respeito mútuo, por meio de conceitos científicos, com os quais o estudante aprende a respeitar o meio ambiente e a natureza.
  • D mediador, a fim de colocar os estudantes como protagonistas do processo de ensino, tendo como base o aprender ensinando e o ensinar aprendendo.