Prova da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa - Nutricionista - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2019) - Questões Comentadas

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A ideia central do texto está corretamente expressa em:

  • A As disciplinas relacionadas às ciências humanas devem ser ofertadas para estudantes como matérias optativas, e não como obrigatórias.
  • B É necessário realizar uma realocação das ciências humanas nas instituições de pensamento da sociedade em geral, principalmente nas escolas.
  • C A diminuição do papel das disciplinas relacionadas às ciências humanas no âmbito escolar aponta para uma consequente diminuição do pensamento crítico.
  • D As universidades federais devem repensar a oferta de cursos de ciências humanas e deixar para as universidades particulares essa responsabilidade.

Em determinada parte do texto, é utilizada uma estratégia de contra-argumentação. Isso se dá

  • A no primeiro parágrafo, no qual o autor afirma que há uma petição que defende retirar a oferta de cursos de ciências humanas das universidades públicas.
  • B no quarto parágrafo, no qual o autor descreve a mudança em relação às disciplinas das ciências humanas proposta pela BNCC.
  • C nos quinto e sexto parágrafos, nos quais o autor contrapõe as propostas da BNCC para as ciências humanas ao que pode acontecer na realidade dos estudantes.
  • D nos sexto e sétimo parágrafos, nos quais o autor contrapõe as possíveis consequências das mudanças propostas pela BNCC ao fim do pensamento crítico.

Em relação ao lugar ocupado pelas ciências humanas dentro das esferas de ensino brasileiras, do Ensino Médio ao Superior, é correto afirmar que a conclusão do texto

  • A aponta para o enfraquecimento do pensamento crítico decorrente do enfraquecimento das ciências humanas.
  • B defende o lugar das ciências humanas como secundárias em relação às ciências exatas e biológicas.
  • C expõe os efeitos adversos da valorização das ciências humanas no campo educacional.
  • D corrobora as mudanças trazidas pelas BNCCs, considerando-as benéficas para a educação de estudantes.

Leia o trecho a seguir. “A proporção mostra que há um enfrentamento forte à tentativa de solapar a formação crítica. No entanto, a simples existência de 6 mil pessoas — ainda que pareça pouco — dispostas, até a sexta-feira 13, a apoiar a extinção dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Artes e Artes Cênicas nas universidades públicas é sintomática e reflete um obscurantismo que, se pela obviedade, tem mais dificuldade de prosperar numa consulta desse tipo, em outras vertentes já se impõe de forma sorrateira e perigosa.” A ideia exposta no trecho anterior está sintetizada em qual alternativa?

  • A A tentativa de extinguir cursos de ciências humanas nas universidades públicas tem crescido sem resistência.
  • B O número de pessoas que apoiam a extinção dos cursos de ciências humanas é maior que o número de pessoas contrárias a essa ideia.
  • C As chances de extinção dos cursos de ciências humanas na educação superior pública são nulas.
  • D Ainda que haja enfrentamento às tentativas de extinguir os cursos de ciências humanas, esse fato representa uma tendência ao obscurantismo.

Leia o trecho a seguir.
Rapidamente, uma outra Ideia Legislativa, contrária, foi submetida à consulta no site do Senado, defendendo a permanência das humanidades nas instituições de ensino superior públicas [...]”.
Assinale a alternativa em que a palavra destacada faz parte da mesma classe de palavras que “rapidamente”.

  • A “A proporção mostra que há um enfrentamento forte à tentativa de solapar a formação crítica.”
  • B “Em teoria, a intenção é que, ao passo que as áreas de linguagens e matemáticas sejam obrigatórias durante todo o Ensino Médio [...]”
  • C “O texto da BNCC considera que os itinerários, previstos na lei da Reforma do Ensino Médio, são estratégicos [...]”
  • D “Se a primeira “ideia” contava, na manhã de 13 de abril, com pouco mais de 6.400 apoios, a segunda ultrapassou largamente os 20 mil necessários [...]