- A à – a – à – a – à – a – por que – à – a – por que.
- B à – à – a – à – a – à – porque – a – à – porque.
- C a – a – a – à – a – à – porque – à – à – por que.
- D a – à – à – a – à – a – por que – a – a – porque.
Analise as seguintes afirmações sobre o texto:
I- Segundo o texto, a memória, quando falha, é porque a pessoa está apenas desconcentrada.
II- A pessoa deve procurar sempre algo próximo de seu universo, em qualquer que seja sua área de atuação profissional, para melhorar a memória.
III- De acordo com o texto, alguns fatores podem agravar a capacidade de reter e acessar informações como noites mal dormidas, uma alimentação que não seja adequada, falta de concentração e acomodação ao cotidiano, ao dia a dia.
IV- Durante o sono é que as informações recolhidas durante a vigília são selecionadas, gravadas e por fim transformadas em memória.
V- O primeiro parágrafo do texto apresenta três sugestões de atividades que desafiam a memória a procurar novos aprendizados.
Estão CORRETAS, apenas:
Analise as seguintes afirmações:
I- Na frase “O desgaste da capacidade de reter e acessar...” o processo de formação da palavra destacada denomina-se derivação regressiva.
II- O emprego das vírgulas na frase “Um hábito simples, que ajuda a direcionar a concentração para o que queremos, é o famoso "contar até 10" se justifica por separar oração subordinada adjetiva explicativa.
III- A palavra destacada em “O chamado esquecimento eficiente é, portanto, crucial para haver uma memória funcional” classifica-se como conjunção coordenativa explicativa.
IV- O termo destacado em “...ajuda a direcionar a concentração para o que queremos...” classifica-se como artigo indefinido.
V- O termo destacado em “soltá-la lentamente” classifica-se como advérbio de modo.
Estão CORRETAS, apenas: