Prova da Prefeitura Municipal de Linhares - Instrutor de Libras - Habilitado - Instituto Consulplan (2023) - Questões Comentadas

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A impessoalidade é um recurso de natureza linguístico- -discursiva utilizado para conferir ao texto isenção, imparcialidade e, por conseguinte, credibilidade às ideias e aos pontos de vista defendidos. Em qual passagem a seguir a autora atribui um caráter de maior impessoalidade ao seu discurso?
  • A “Longe de mim querer dar conta de explicar um fenômeno tão complexo como a linguagem nas poucas linhas deste artigo.” 
  • B “Assim começa o poema ‘O Lutador’ de Carlos Drummond de Andrade, a meu ver, um dos mais belos poemas sobre o ofício de escrever.”
  • C “Faço um complemento à sua fala: e quando elas se juntam, são capazes de produzir sentido, a chave para que sigamos vivos, em ação, transformando o mundo em que vivemos.” 
  • D “É fundamental que o leitor (re)conheça que cada notícia é composta por um conjunto de palavras, de termos, que contam uma determinada história, sob um ponto de vista específico [...].”
A referenciação é um importante processo de coesão anafórica, uma vez que resgata termos previamente explicitados em um texto. Com base nessas informações, assinale a alternativa em que o elemento anafórico destacado retoma INADEQUADAMENTE o termo entre parênteses.
  • A Faço um complemento à sua fala: e quando elas se juntam, são capazes de produzir sentido, a chave para que sigamos vivos, [...]” (elas = palavras) 
  • B “A afirmação do jornalista americano explica de maneira bastante simples porque cada um lê a notícia do jeito que lhe interessa, [...]” (lhe = leitor) 
  • C “O pai de Marcelo, é claro, não soube responder à pergunta do garoto. E nós, tal como ele, (...) nos pomos a perguntar por que uma pessoa usou tal palavra e não outra...” (ele = pai de Marcelo)
  • D “[...] a objetividade jornalística é uma quimera, a objetividade, em si, é um método, não um ponto de vista. E o bom jornalismo faz uso dela quando estabelece critérios claros[...]” (dela = objetividade)
Considerando sua estrutura composicional, suas regularidades linguísticas, a temática discutida, bem como seu propósito comunicativo, é possível afirmar que o texto “Como a guerra de palavras molda as notícias” se enquadra, predominantemente, na tipologia textual:
  • A Injuntiva.
  • B Descritiva.
  • C Expositiva.
  • D Argumentativa.
A principal ideia veiculada no texto diz respeito ao fato de que, em cada notícia, as palavras: 
  • A Apresentam maior nível de objetividade, que será responsável por transmitir informações precisas e confiáveis aos leitores.
  • B Sugerem diversos significados, que serão apreendidos a partir do grau de letramento de cada interlocutor na interação com o texto.
  • C Narram uma determinada história, sob um recorte específico, considerando interesses pré-estabelecidos por pessoas ou organizações.
  • D Devem ser interpretadas a partir das experiências de mundo e histórias pessoais de cada leitor para a compreensão de seu sentido global.
Releia esta passagem: “Estar consciente desse jogo, conhecer as regras da construção das mensagens é uma das grandes habilidades a serem conquistadas pelos cidadãos dessa Era da (Des)Informação, e um dos pilares da Educação para as Mídias. É fundamental que o leitor (re)conheça que cada notícia é composta por um conjunto de palavras...”. Os parênteses podem apresentar, nos textos, variadas funções discursivas. No caso do fragmento destacado, os parênteses isolaram os morfemas re- e des- com a finalidade de sinalizar:
  • A Confronto de ideias por meio da utilização de prefixos com sentidos opostos.
  • B Restrição de sentido atribuído às palavras no contexto em que foram usadas.
  • C Alternância de leitura das mesmas palavras a partir da semântica dos prefixos.
  • D Reiteração de pontos de vistas veiculados pelo uso de morfemas semelhantes.