Prova da Prefeitura de Macapá - AP - Administrador - FCC (2018) - Questões Comentadas

Limpar Busca

No 2° parágrafo do texto, a “necessidade de abrir os olhos”, tão valorizada por Saramago, indica que ele

  • A considera insuficiente a visão já constituída das coisas, o que torna premente a busca da verdade nas facetas ocultas do real.
  • B recomenda a quem queira compreender o mundo a busca da verdade das coisas nas formas sob as quais elas se apresentam.
  • C aceita que a globalização da mentira se deve ao fato de que ela goza de mais prestígio em nossa época do que a busca da verdade.
  • D reluta em comungar com a tese daqueles que acreditam estar a verdade das coisas mais no que elas ocultam do que no que elas mostram.
  • E prefere investir mais na clareza do senso comum do que no esforço de desentranhar das coisas um significado mais complexo que nelas se oculta.

Uma interpretação possível para a palavra problema, no penúltimo verso, relaciona-a com

  • A a impossibilidade de conter a passagem do tempo e de ter total controle sobre o destino humano.
  • B a frustração de perceber que os ensinamentos da escola não foram bem aprendidos pelos alunos.
  • C a indiferença estabelecida nos relacionamentos entre pessoas que tiveram um passado comum.
  • D o fato de já não ser possível acessar as memórias relativas à infância que se perdeu no tempo.
  • E a inevitabilidade de se conservarem os costumes adquiridos na escola para abraçar a vida adulta.

No 3° parágrafo do texto, o filósofo Voltaire e o poeta Ricardo Reis são citados de modo a

  • A apresentar duas posições complementares, no que diz respeito a atitudes a serem tomadas diante do espetáculo do mundo.
  • B valorizar sobremaneira a discrição dos poetas, notadamente mais consequente do que a dúvida dos filósofos.
  • C mostrar como antagônicas a desconfiança filosófica e o sábio prazer de quem se satisfaz com o mundo.
  • D contrastar a restrição do conhecimento que está na dúvida e a inteireza do saber que não teme a indolência.
  • E equiparar a vantagem que está no conformismo com o relativo sucesso de quem cultiva a dúvida como método.

Acerca dos períodos que compõem o poema, está correto o que se afirma em:

  • A Minha mestra, onde anda? – Há desvio da norma-padrão no uso de onde, já que a gramática normativa admite apenas o uso de “aonde” nesse contexto.
  • B A escola isolada desapareceu. – A inversão da ordem entre os vocábulos isolada e desapareceu não acarreta alteração de sentido.
  • C As meninas casaram ou ficaram no mundo, os meninos viraram homens, uns de pés descalços, uns de mãos vazias. – As três vírgulas separam termos com função equivalente e, portanto, intercambiáveis.
  • D Não mais no quadro negro o tempo de criança. – Uma forma verbal está subentendida nessa construção.
  • E Que problema difícil de solucionar. – O emprego de “se” antes de solucionar acrescenta incorreção à frase.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A envolvido pelo pulsar de seu tempo (1° parágrafo) = emerso das atribulações de sua época.
  • B facetas ocultas da verdade (2° parágrafo) = nuances simuladas do conhecimento.
  • C resgatar as omissões (2° parágrafo) = cumprir os desfalques.
  • D Iluminar e desentranhar o real (2° parágrafo) = Esclarecer e desvendar a realidade.
  • E autêntica barricada moral (3° parágrafo) = genuína acomodação da ética.