Prova da Prefeitura de Macapá - AP - Assistente Social - FCC (2018) - Questões Comentadas

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Considere as afirmações abaixo a respeito do texto.
I. O objetivo do autor é propor soluções viáveis para a falta de sincronia que se estabelece, conforme demonstram investigações científicas, entre o relógio interno de cada um, regido pelo ritmo circadiano, e os horários socialmente estabelecidos para o início das atividades diárias. II. No texto, o autor expõe descobertas a respeito do efeito do ritmo circadiano sobre o organismo e aponta para possíveis problemas de saúde decorrentes do descompasso entre tal ritmo e os horários estabelecidos pela vida em sociedade. III. Depreende-se do 4o parágrafo que é errônea a noção de que o comportamento das pessoas que acordam muito cedo ou das que ficam acordadas até tarde seria uma característica pessoal a ser controlada de forma racional.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • A II e III.
  • B I e II.
  • C I e III.
  • D II.
  • E I.

No 2° parágrafo do texto, a “necessidade de abrir os olhos”, tão valorizada por Saramago, indica que ele

  • A considera insuficiente a visão já constituída das coisas, o que torna premente a busca da verdade nas facetas ocultas do real.
  • B recomenda a quem queira compreender o mundo a busca da verdade das coisas nas formas sob as quais elas se apresentam.
  • C aceita que a globalização da mentira se deve ao fato de que ela goza de mais prestígio em nossa época do que a busca da verdade.
  • D reluta em comungar com a tese daqueles que acreditam estar a verdade das coisas mais no que elas ocultam do que no que elas mostram.
  • E prefere investir mais na clareza do senso comum do que no esforço de desentranhar das coisas um significado mais complexo que nelas se oculta.

Ao avaliar a situação do cinema um século depois de seu nascimento, a autora julga que a arte cinematográfica

  • A acomodou-se em seu leito de glórias, vivendo sobretudo da contínua reexibição dos clássicos já consagrados pelo público.
  • B decaiu por conta da competição com outros veículos e formas de comunicação que lhe são superiores em técnica, velocidade e eficiência.
  • C resiste ainda à massificação comercial dos filmes apenas quando, aqui e ali, algum filme busca romper esse amplo processo degradante.
  • D vive agora da proeza única que é ao mesmo tempo manter alguma qualidade estética enquanto atende a interesses econômicos.
  • E sofre da falta de planejamento e de criação, embora ainda insista em romper os limites de uma arte inteiramente voltada para o entretenimento.
O ritmo circadiano não controla apenas o sono humano, mas a produção de hormônios, neurotransmissores, proteínas e outras substâncias químicas necessárias para o metabolismo dos seres vivos. (8o parágrafo)
Pode-se reescrever a frase acima com correção e coerência do seguinte modo:
  • A Controlando não apenas o sono humano, bem como a produção de hormônios, neurotransmissores, proteínas e outras substâncias químicas cujas são essenciais para o metabolismo dos seres vivos, está o ritmo circadiano.
  • B O ritmo circadiano o qual é necessário para a produção de hormônios, neurotransmissores, proteínas e outras substâncias químicas fundamentais para o metabolismo dos seres vivos que controlam também o sono humano.
  • C Necessário para o sono humano, o ritmo circadiano, é também essencial a produção de hormônios, neurotransmissores, proteínas e outras substâncias químicas fundamentais, que controlam o metabolismo dos seres vivos.
  • D São controlados pelo ritmo circadiano a produção de hormônios, neurotransmissores, proteínas e outras substâncias químicas que são fundamentais para o metabolismo dos seres vivos, que regulam também o sono humano.
  • E Não só o sono humano, como também a produção de hormônios, neurotransmissores, proteínas e outras substâncias químicas, que são imprescindíveis para o metabolismo dos seres vivos, são controlados pelo ritmo circadiano.

No 3° parágrafo do texto, o filósofo Voltaire e o poeta Ricardo Reis são citados de modo a

  • A apresentar duas posições complementares, no que diz respeito a atitudes a serem tomadas diante do espetáculo do mundo.
  • B valorizar sobremaneira a discrição dos poetas, notadamente mais consequente do que a dúvida dos filósofos.
  • C mostrar como antagônicas a desconfiança filosófica e o sábio prazer de quem se satisfaz com o mundo.
  • D contrastar a restrição do conhecimento que está na dúvida e a inteireza do saber que não teme a indolência.
  • E equiparar a vantagem que está no conformismo com o relativo sucesso de quem cultiva a dúvida como método.