Prova da Prefeitura Municipal de Nova Odessa - Bibliotecário - MetroCapital Soluções (2022) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Nesse texto, o articulista

  • A argumenta que o dia do pagamento deve ser o dia mais feliz na vida do trabalhador.
  • B afirma que cada pessoa apresenta uma maneira própria de lidar com o dinheiro.
  • C preconiza o consumo de alimentos industrializados ultraprocessados.
  • D adverte os trabalhadores mais jovens sobre os perigos de se enriquecer rapidamente.
  • E enfatiza o papel da família na vida do jovem que está em busca de emprego.

Para explicar o que a fala do pai causou em si, no trecho “Foi como comer melancia com sal. Um emaranhado de alegria e medo. Isso parecia ser um elogio, mas ao mesmo tempo um alerta.” (1º parágrafo), o autor se vale de

  • A analogias e contrastes.
  • B causas e consequências.
  • C alusões e citações de autoridade.
  • D causas e contrastes.
  • E citações de autoridade e deduções.

Ao longo do texto, o articulista sinaliza que deseja estabelecer uma interlocução direta com o leitor. Das estratégias listadas a seguir, assinale aquela que exemplifica uma tentativa de contato direto do autor com o interlocutor.

  • A Uso da primeira pessoa do singular.
  • B Inserção de verbos de ação.
  • C Utilização de frases interrogativas.
  • D Menção a expressões figurativas.
  • E Uso de substantivos próprios.

Leia o trecho a seguir, observando as lacunas deixadas.
“Glaucoma e diabetes são doenças silenciosas que, se não tratadas, podem levar ___ cegueira. Para combater esses males por meio da informação, foi criada ___ campanha Abril Marrom, um alerta ___ população brasileira sobre problemas que podem levar ___ perda irreversível da visão e que podem ser evitados. [...]” 
PENANTE, Luciana. Glaucoma e diabetes podem levar à cegueira; saiba mais. Tecmundo, 08 de abril de 2022. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/236728- glaucoma-diabetes-levar-cegueira-saiba.htm. Acesso em: 08 abr. 2022.

Completam as lacunas, na ordem em que elas aparecem, 

  • A à / a / à / à.
  • B a / a / à / à.
  • C à / a / a / à.
  • D a / à / à / a.
  • E à / a / a / a.

As palavras couve-de-bruxelas e anuviar são formadas, respectivamente, por

  • A composição por aglutinação e composição por justaposição.
  • B derivação parassintética e derivação sufixal.
  • C derivação regressiva e derivação imprópria.
  • D composição por justaposição e derivação parassintética.
  • E composição por justaposição e derivação prefixal e sufixal.