Prova da Prefeitura Municipal de Paraíso - Professor - Educação Infantil - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

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Considere as afirmativas relacionadas à infância e a sua singularidade na Educação Básica e identifique as corretas:

I. Refletir sobre a infância em sua pluralidade dentro da escola é, também, pensar nos espaços que têm sido destinados para que a criança possa viver esse tempo de vida com todos os direitos e deveres assegurados.
II. Para considerar a infância em toda a sua dimensão, é preciso olhar não só para o cotidiano das instituições de ensino como também para os outros espaços sociais em que as crianças estão inseridas.
III. A estética dos espaços e as relações que se estabelecem revelam o que pensamos sobre criança e educação. Essas concepções estão presentes em todas as práticas existentes no interior da escola, deixando mais ou menos explícitos os valores e conceitos dessa instituição.

É CORRETO o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.

Considere as afirmativas relacionadas à Adoção de Projetos de ensino na Educação Infantil. Registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

( )Estabelecer um foco durante o planejamento do projeto é essencial para que as crianças possam experimentar de fato o papel de pesquisadoras e serem protagonistas de sua aprendizagem.
( )Quando são fornecidos tempo e condições para a continuidade do pensamento em torno de um assunto, as crianças têm mais oportunidades de elaborar novas conexões e isso, com certeza, pode envolver outras áreas do conhecimento.
( )É importante não perder a dimensão das expectativas de aprendizagens e pensar em intervenções que possam tanto relacionar como aprofundar os conceitos das diferentes áreas que serão trabalhadas. 

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A V, V, F.
  • B F, V, V.
  • C V, V, V.
  • D V, F, V.

A atividade de leitura demanda uma condição de leitor, não como um sujeito consciente e dono do texto, mas inserido na realidade social, que opere sobre conteúdos e contextos socioculturais com os quais lida permanentemente.

Nesse contexto, compreender bem um texto:

  • A É uma atividade natural e uma herança genética, sendo, portanto, uma ação individual isolada do meio e da sociedade em que se vive.
  • B Exige habilidade com as normas ortográficas e aspectos semânticos, pois sempre que lemos um texto, só entenderemos algo, a partir da compreensão da norma culta.
  • C Exige habilidade, interação e trabalho. Na realidade, sempre que ouvimos alguém ou lemos um texto, entendemos algo, mas nem sempre essa compreensão é bem-sucedida.
  • D É uma ação apenas linguística ou cognitiva, e não uma forma de inserção no mundo e um modo de agir sobre o mundo na relação com o outro dentro de uma cultura e uma sociedade.

Sua finalidade é avaliar durante o processo de aprendizagem se os conteúdos e ensinamentos transmitidos foram ou não bem assimilados pelos discentes, se favorecem ou não o desenvolvimento de habilidades e competência a que se propõe. Ou seja, a essa avaliação é tratada como uma ferramenta avaliativa, utilizada cotidianamente em sala de aula e consistiria no olhar atento do corpo docente em relação aos discentes, de modo rotineiro, viabilizando uma reengenharia educativa.

  • A Avaliação Classificatória.
  • B Avaliação Somativa.
  • C Avaliação Diagnóstica.
  • D Avaliação Formativa.

Um projeto de educação infantil precisa levar em consideração os eixos estruturantes da BNCC e promover experiências concretas de saberes e conhecimentos, organizadas:

  • A Em 3 campos de experiência: traços, sons, cores e formas, escuta, fala, pensamento e imaginação, espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
  • B Em 5 campos de experiência: O eu, o outro e o nós, corpo, gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas, escuta, fala, pensamento e imaginação, espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
  • C Em 6 campos de experiência: O eu, o outro e o nós, corpo, gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas, escuta, fala, pensamento e imaginação, espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, natureza e sociedade.
  • D Em 4 campos de experiência: Corpo, gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas, escuta, fala, pensamento e imaginação, espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.