Prova da Prefeitura Municipal de Paraíso - Professor - Geografia - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

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"Os números recentes do coronavírus em Santa Catarina, com queda na média móvel de mortes por Covid-19, número de casos e internações, trazem otimismo para o Estado.(...)

Especialistas atribuem a melhora no cenário à vacinação, mas alertam que ainda não é o momento de se falar em fim da pandemia."

https://www.nsctotal.com.br/noticias/queda-de-mortes-por-

covid-em-sc-traz-otimismo-mas-medicos-alertam-nao-e-hora-de-comemorar.


Além das restrições impostas pela necessidade de evitar aglomerações, um dos itens de maior importância na prevenção da disseminação do coronavírus e também um dos de maior resistência da população foi:

  • A Trabalhar em casa.
  • B Estudar pela internet.
  • C Não ir à escola.
  • D O uso de máscaras.

A diversidade cultural está presente em Santa Catarina, com manifestações nas mais variadas áreas, sob a influência dos índios nativos e dos imigrantes vindos da Europa. Neste contexto, podemos citar como marca da cultura alemã no estado a:

  • A Os casarões do litoral.
  • B A arquitetura em estilo enxaimel.
  • C A Festa do Pinhão.
  • D A Festa do Divino Espírito Santo.

Ao longo da história da educação, várias abordagens de ensino foram disseminadas. Cada abordagem sofreu influências de diferentes teóricos, realizando assim, os seus posicionamentos didáticos. Nesse sentido, é importante que as instituições tenham clareza sobre as escolhas de suas abordagens pedagógicas.

As escolas brasileiras utilizam diversas abordagens de ensino para entregar experiências de aprendizado completas, dentre elas, destaca-se o método construtivista que:

  • A Traz o professor como sujeito capacitado no fornecimento linear de conteúdos e a escola se torna um apoio na promoção de experiências de aprendizado.
  • B Traz a ideia central de que o conhecimento é uma construção, e que as crianças têm um papel ativo no processo, enquanto o professor, media as atividades que estimulam o aluno a desenvolver o aprendizado.
  • C Detém no professor um papel de protagonista na transmissão do conhecimento, enquanto o aluno assume uma postura passiva ao aprendizado estabelecido.
  • D É focado na exposição verbal de conteúdo e de demonstrações com intuito de preparar o aluno para a vida em sociedade, através de uma relação hierárquica.

A avaliação escolar corresponde a um dos componentes do processo de ensino-aprendizagem que busca comparar o que foi adquirido com o que se pretende alcançar. Por meio da avaliação, é possível analisar os resultados obtidos e perceber se os objetivos propostos foram alcançados. Dentre os tipos de avaliação, destaca-se a diagnóstica que tem por objetivo:

  • A Avaliar de forma pontual se o aluno compreendeu o conteúdo ensinado durante a aula, comparando o aprendizado que o estudante tinha antes com o que ele adquiriu após a aula.
  • B Classificar os alunos quanto ao nível de aproveitamento e desenvolvimento, a partir da oferta de informações necessárias para o registro das atividades que foram desempenhadas pelos alunos.
  • C Direcionar o trabalho do professor a partir de uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, para que o docente possa verificar como colocar em prática o seu planejamento, de forma a atender as necessidades dos alunos.
  • D Proporcionar, tanto ao professor quanto aos estudantes, durante todo o ano letivo, as informações necessárias para corrigir possíveis dificuldades de aprendizagem, estimulando todos a continuarem a se desenvolver.

De natureza contábil e de âmbito estadual composto por recursos provenientes de impostos e das transferências dos Estados, Distrito Federal e Municípios vinculados à educação, conforme disposto nos arts. 212 e 212-A da Constituição Federal.

Foi instituído como instrumento permanente de financiamento da educação pública por meio da Emenda Constitucional n° 108, de 27 de agosto de 2020, e encontra-se regulamentado pela Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020.
Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/ (Fragmento/Adaptado)

O fragmento acima descreve o:

  • A Conselho Nacional de Educação (CNE).
  • B Conselho Estadual de Educação (CEE).
  • C Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).
  • D Ministério da Educação (MEC).