Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
- A de | por que | esteriótipos | há | à
- B a | por que | estereótipos | a | a
- C de | porque | estereótipos | há | à
- D a | porque | esteriótipos | a | há
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:
De acordo com o texto, analisar os itens abaixo:
I. A palavra “preconceito” costuma se dar em relação à imagem que temos das pessoas desconhecidas, mas algumas gramáticas do português europeu apontam o preconceito linguístico sofrido pelos falantes de português peninsular.
II. Existe um modelo idealizado da língua portuguesa que não está presente na fala das pessoas de diferentes regiões. Dessa expectativa pelo português idealizado, surge o preconceito linguístico.
III. Uma formação adequada dos professores pode fazer com que a escola deixe de ser a principal difusora do preconceito linguístico.
Está(ão) CORRETO(S):
Com base nas informações apresentadas no texto, infere-se que são também preconceitos linguísticos:
I. Rir de um sotaque ou de gírias antigas. II. Considerar que apenas o português peninsular é correto. III. Discriminar quem faz uso do internetês.
Está(ão) CORRETO(S):
Em relação à ideia global do texto, assinalar a alternativa CORRETA:
Quantas das orações abaixo apresentam uma conjunção coordenativa adversativa?
I. Não queria ir para a nova cidade, mas gostou da casa que seus pais escolheram. II. Demoramos a chegar à praia, pois havia muito trânsito. III. Ele estava de mau humor, no entanto, apresentou muito bem o trabalho. IV. Francisco gosta de cantar, contudo dança muito melhor.