As lacunas pontilhadas das linhas 11, 18 e 41 ficam, correta e respectivamente, preenchidas por:
- A cujas – veem – tem
- B cujo – vêem – têm
- C cuja – veem – tem
- D cujas – veem – têm
- E cuja – vêem – tem
As lacunas pontilhadas das linhas 11, 18 e 41 ficam, correta e respectivamente, preenchidas por:
A respeito do uso da crase, preencha, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 39 e 40.
Considerando as ideias presentes no texto, analise as seguintes assertivas:
I. Nos dois primeiros parágrafos do texto, há uma comparação entre as necessidades físicas e mentais/intelectuais das crianças. II. No texto, podemos encontrar dois tipos de fome: aquela em relação à falta de alimento, e uma outra no sentido de falta de cultura, no caso, uma fome intelectual e cultural.
III. De acordo com o autor, toda criança que não tem contato com a arte torna-se um indivíduo incapaz, apresentando deficiência na área intelectual.
Quais estão corretas?
Considerando o contexto, qual o significado da palavra inanição (l. 30)?
A respeito da ocorrência de pronomes no texto, analise as seguintes assertivas:
I. O pronome ‘eles’ (l. 07) retoma ‘danos’ (l. 06).
II. O pronome ‘lhes’ (l. 09) retoma ‘corpos saudáveis’ (l. 07).
III. O pronome ‘lhes’ (l. 15) retoma ‘outras pessoas’ (l. 14).
Quais estão INCORRETAS?