Prova da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Professor - Educação Especial - VUNESP (2019) - Questões Comentadas

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Com base no texto, é correto concluir que o autor

  • A menciona o antagonismo existente entre os poetas e as crianças com o intuito de condenar a indiferença humana.
  • B se inclui entre aqueles que banalizam o olhar, compartilhando suas reflexões com os leitores.
  • C dá aos leitores, na última frase do texto, uma sugestão de como agir em face da realidade descrita.
  • D utiliza termos como “pontualíssimo” e “monstro” para atenuar as ideias expostas.
  • E se serve de termos ambíguos, como “deprimente” e “girafa”, para dar complexidade ao texto.

Assinale a alternativa correta a respeito das informações do texto.

  • A Embora considere o ensaio de Rini primoroso, o autor questiona os indicadores de longevidade humana citados por ela.
  • B Havendo, no futuro, uma convivência entre humanos mortais e imortais, é certo que isso provocará reações negativas de ambas as partes.
  • C Para o autor, dar significação à própria existência será um antídoto para o tédio da imortalidade, ao qual se refere Regina Rini.
  • D A principal expectativa do autor é que a ciência avance a ponto de oferecer ao seu filho uma vida sem doenças e envelhecimento.
  • E Segundo a ensaísta, a humanidade eterna suplantará a humanidade perecível, cuja história está fadada à inevitável extinção.

Considere o trecho do décimo primeiro parágrafo.
Para Rini, o filme é uma boa metáfora sobre o tédio que pode acometer os imortais...
Esse trecho está reescrito, sem alteração do sentido original do texto, na alternativa:

  • A Para Rini, o filme é um bom retrato sobre o tédio que seguramente contagiará os imortais...
  • B Para Rini, o filme é uma boa escusa sobre o tédio que talvez atinja os imortais...
  • C Para Rini, o filme é um bom pretexto sobre o tédio que provavelmente aterrorizará os imortais...
  • D Para Rini, o filme é uma boa comparação sobre o tédio que indubitavelmente atacará os imortais...
  • E Para Rini, o filme é uma boa alegoria sobre o tédio que porventura afete os imortais...

Leia os trechos do texto.
Mas existe uma outra dimensão do filme que a autora ignorou... (12º parágrafo) • Desde que essa vida seja dotada de sentido. (último parágrafo)
Considerando o contexto, as expressões destacadas estabelecem entre as ideias, respectivamente, as relações de

  • A oposição e condição, podendo ser substituídas, também respectivamente, por Entretanto e Contanto que.
  • B oposição e condição, podendo ser substituídas, também respectivamente, por E e Mesmo que.
  • C causa e tempo, podendo ser substituídas, também respectivamente, por Porque e Depois que.
  • D causa e tempo, podendo ser substituídas, também respectivamente, por Como e Assim que.
  • E concessão e comparação, podendo ser substituídas, também respectivamente, por Se bem que e Tal que.

Os travessões empregados no segundo e no décimo terceiro parágrafo marcam trechos em que o autor, respectivamente:

  • A revela um anseio de cunho pessoal; expõe a causa a que se refere o pronome “isso”.
  • B confere a opinião dos leitores sobre o assunto; especifica o tempo cronológico sinalizado pelo pronome “isso”.
  • C expõe sua convicção nas conquistas científicas; define a ideia veiculada pelo pronome “isso”.
  • D expressa um ponto de vista sobre a sociedade atual; explicita a ideia a que o pronome “isso” faz alusão.
  • E critica a busca desmedida pela juventude eterna; retifica ideia retomada pelo pronome “isso”.