Prova da Prefeitura Municipal de Rio Branco - Contador - IBADE (2023) - Questões Comentadas

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Para o cronista, as regras de etiqueta nos bares servem como “regras de armistício” porque:

  • A colaboram para que não haja conflitos e brigas entre seus frequentadores.
  • B impedem que seus frequentadores bebam e comam sem pagar pelos serviços.
  • C auxiliam no controle, por parte do dono do estabelecimento, de pessoas que portam armas.
  • D reúnem maneiras que ajudam na manutenção de disputas dentro do estabelecimento.
  • E facilitam o controle sobre os garçons para que eles não entrem em conflito com os frequentadores.

No trecho “Não se devolve prato por causa de um bife com nervo ou fora do ponto, como em restaurante. O substituto pode vir com sabor de vingança [...]” (último parágrafo), os períodos podem ser reunidos em somente um por meio da inserção da seguinte conjunção:

  • A “contudo”.
  • B “portanto”.
  • C “pois”.
  • D “entretanto”.
  • E “ora”.

Analisando-se o contexto geral da crônica, percebe-se que o autor:

  • A critica o fato de que as regras de etiqueta dos bares e dos botecos não seguem os padrões franceses.
  • B defende o ponto de vista de que há uma organização social a ser seguida nos bares e nos botecos.
  • C mostra-se indignado pelo fato de não poder chamar os atendentes de qualquer maneira.
  • D considera os atendentes de bar pessoas grosseiras que não sabem lidar com clientes chatos.
  • E aprecia mais os bares e os botecos em que moças frequentadoras do Socila trabalham.

Leia o texto a seguir.
      “O que a inteligência artificial gera de fascínio, gera também de medo.        Para Daniela Rus, que trabalha com essa tecnologia, o veredito depende de nós, humanos. [...]     Rus reconhece que a comunidade que pesquisa a inteligência artificial ‘não entende todos os aspectos da tecnologia, mas está trabalhando muito para obter uma compreensão mais profunda e aprender sobre seus possíveis usos e obstáculos’. E afirma que há muitos que se dedicam ao desenvolvimento de ferramentas contra a desinformação e contra outras coisas que ‘podem dar errado com a inteligência artificial’.”
Quais são, respectivamente, as classes gramaticais a que pertencem as palavras grifadas no excerto acima, considerando o contexto em que foram empregadas?
3 áreas em que a inteligência artificial já está melhorando nossas vidas. BBC Brasil, 18 de junho de 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/crgl4mx5nvno. Acesso em: 18 jun. 2023.

  • A Verbo e advérbio
  • B Substantivo e advérbio
  • C Pronome e verbo
  • D Verbo e substantivo
  • E Substantivo e pronome

No texto a seguir, observe os conectivos grifados.
Em média, 30 motociclistas morrem em acidentes no trânsito no Brasil por dia. O número de mortes manteve-se estável entre 2011 (11.485 mortes em todo o país) e 2021 (11.115); a taxa de mortalidade também, próxima a 5,7 por 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Saúde. No entanto, nesse período aumentou em 55% a taxa de internação de motociclistas que sofreram acidentes no trânsito em hospitais da rede pública de saúde: de 3,9 por 10 mil habitantes em 2011 para 6,1 por 10 mil em 2021. Nesses 10 anos, o custo de serviços médicos e dias de trabalho perdidos passou de R$ 85 milhões para R$ 167 milhões. As principais causas dos acidentes são, da parte dos motociclistas, não usar capacete e dirigir alcoolizado ou em velocidade acima do recomendado, além de pavimentação defeituosa (buracos nas ruas), fiscalização deficiente e falta de planejamento urbano. Em compensação, segundo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), a taxa de mortalidade de ciclistas no Brasil caiu – de 7,91 por milhão de habitantes em 2006 para 1,8 por milhão em 2017 –, como resultado da instalação de mais ciclovias (Boletim Epidemiológico, 27 de abril; Ciência &Saúde Coletiva, 7 de abril).
MAIS motociclistas em hospitais. Pesquisa Fapesp, junho de 2023. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/mais-motociclistas-emhospitais/. Acesso em: 18 jun. 2023.
Esses conectivos em destaque conferem ao texto apresentado, respectivamente, as ideias:

  • A de exclusão e de compensação.
  • B de comparação e de adversidade.
  • C de consequência e de adição.
  • D de adversidade e de compensação.
  • E de explicação e de inclusão.