Prova da Prefeitura Municipal de São João do Oeste - Santa Catarina - Professor - Educação Infantil - AMEOSC (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Deficiências Sensoriais, como a surdez ou a cegueira, podem acarretar dificuldades, como seguir instruções ou participar de discussões em sala de aula. 

Coluna 1: 1.Desordens Motoras.
2.Fatores Psíquicos. 3.Distúrbios Neurológicos.

Coluna 2: A.Capacidade de escrever ou participar de atividades em sala de aula.
B.Disfunções cerebrais ou por irregularidades na estrutura cerebral. C.Transtornos que podem afetar a concentração e a motivação para aprender.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a associação correta: 

  • A 1A, 2B, 3C.
  • B 1B, 2C, 3A.
  • C 1C, 2B, 3A.
  • D 1A, 2C, 3B.

A aprendizagem da leitura e da escrita é uma das habilidades mais fundamentais adquiridas durante os primeiros anos de escolarização e tem implicações duradouras para o sucesso acadêmico e a participação plena na sociedade. Dentro desse tema, analise as proposições sobre a relação entre decodificação e compreensão na leitura, abaixo: 

I.As habilidades de decodificação são essenciais para ler palavras desconhecidas e são a base sobre a qual se constrói a leitura fluente.
II.A decodificação, por si só, não garante a compreensão.

Após assinale a alternativa correta:

  • A As proposições I e II estão corretas.
  • B Apenas a proposição II está correta.
  • C Apenas a proposição I está correta.
  • D As proposições I e II estão incorretas.

A Educação Infantil, no Brasil, é a primeira etapa da Educação Básica e está estruturada para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Ela é dividida em:

  • A Fundamental I e Fundamental II.
  • B Berçário: Para crianças de 0 a 1 ano e Jardim: Para crianças de 2 a 5 anos.
  • C Creche: Destinada a crianças de 0 a 3 anos e Pré-escola: Destinada a crianças de 4 e 5 anos.
  • D Presencial. Educação a distância (EaD) Semipresencial ou híbrido.

Na pré-escola, a avaliação é contínua e processual, e tem uma abordagem qualitativa, centrada nas vivências, nas interações e no progresso da criança em diferentes áreas. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(  )A avaliação na pré-escola é um registro descritivo das experiências, habilidades e competências demonstradas pela criança, sem notas ou conceitos, como por exemplo: Portfólios, relatórios descritivos e registros de observação.

(   )A avaliação na pré-escola pode ser qualitativa ou quantitativa, e tem o objetivo principal de fornecer informações sobre lacunas no aprendizado ou habilidades já adquiridas.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

  • A F, F.
  • B V, F.
  • C V, V.
  • D F, V.

Associe os termos referentes à integração das funções motoras e psíquicas em consequência da maturação neuro-sensorial do indivíduo apresentados na coluna 1, com seu conteúdo correspondente apresentado na coluna 2: 

Coluna 1:  1.Circuito Motor.
2.Desenho e Pintura. 3.Brincadeiras de Imitação.

Coluna 2: A.Estimula a coordenação motora fina, a expressão de sentimentos e a criatividade.

B.Permite que a criança explore diferentes movimentos e posturas, além de estimular a criatividade.
C.Estimula a coordenação motora ampla.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a associação correta:

  • A 1B, 2A, 3C.
  • B 1A, 2B, 3C.
  • C 1A, 2C, 3B.
  • D 1C, 2A, 3B.