Prova da Prefeitura Municipal de São José do Cedro - Professor - História - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

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A região sul do Brasil tem uma grande pluralidade cultural, graças à forte influência dos imigrantes europeus. Em particular, o estado de Santa Catarina tem como um exemplo herança cultural desses povos:

  • A O congo.
  • B A fanfarra.
  • C O cultivo da soja.
  • D A cultura vinhateira.

Assinale a alternativa que apresenta as três principais correntes historiográficas.

  • A Liberalismo, Histórico-Crítica e Annales.
  • B Liberalismo, Materialismo Histórico e Escola dos Annales.
  • C Positivismo, Histórico-Crítica e Escola dos Annales.
  • D Positivismo, Materialismo Histórico e Escola dos Annales.

Sobre a Guerra Franco-Prussiana, marque a alternativa INCORRETA.

  • A Uma batalha crucial da Guerra Franco-Prussiana foi travada ao redor da cidade de Sedan, norte da França, que resultou na vitória da Alemanha e captura de Napoleão III.
  • B Na raiz do conflito franco-prussiano estava no desejo do estadista Príncipe Otto von Bismarck de unificar os estados alemães sob o controle da Prússia.
  • C Ansiosa por recuperar seu prestígio após inúmeras derrotas no exterior, bem como reafirmar seu domínio militar no continente europeu, a França declarou guerra a Prússia em 19 de julho de 1870.
  • D Pelos termos finais do tratado que estabeleceu o fim da guerra, assinado em 10 de maio de 1871, a França conseguiu a anexação das províncias de Alsácia e Lorena e os alemães foram condenados a pagar uma indenização de cinco bilhões de libras.

Por meio de suas pesquisas, Piaget desenvolveu a chamada Teoria Cognitiva na qual propôs a ideia de que o ser humano passa por quatro estágios de desenvolvimento cognitivo. Em um desses estágios, que vai dos 2 aos 7 anos, as crianças começam a desenvolver a linguagem, bem como o pensamento simbólico e abstrato.


Estamos falando do estágio:

  • A Operatório concreto.
  • B Operatório formal.
  • C Pré-operatório.
  • D Sensório-motor.

Considere o trecho a seguir.


"As novas articulações entre tempo e trabalho devem ser consideradas nas vivências sociais do historiador do presente. Este deve ter consigo o entendimento de que o conhecimento ou a análise da História têm como base sua própria época, de forma que, ao dialogar com o passado, ele contemple os embates e as contradições que são próprias do seu presente."


Fonte: COELHO, J. P. P.; MELO. J. J. P. O ofício do historiador: reflexões sobre o conceito de passado e suas dimensões sociais e históricas. História e Perspectivas , Uberlândia (57): 209-232, jul./dez. 2017, p. 211.


Em outros termos, o autor do trecho acima entende que a pesquisa histórica:

  • A Não pode se desenvolver alheia às práticas, problemáticas e vivências sociais cotidianas dos homens e mulheres.
  • B Precisa abordar questões políticas em detrimento de questões sociais e culturais.
  • C Perpassa os debates sobre identidade e memória.
  • D Precisa resolver problemáticas que tenham relevância apenas no passado.