Prova da Prefeitura Municipal de São José - Professor - Artes e Educação Artística - FEPESE (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com o artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e:

  • A À prática social.
  • B À espiritualidade.
  • C Ao mercado financeiro.
  • D À disciplina dos corpos.
  • E Ao empreendedorismo.

Assinale a alternativa que indica corretamente o autor que, ao estudar os processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, construiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Iminente, que em algumas traduções aparece como Zona de Desenvolvimento Proximal.

  • A Piaget
  • B Freinet
  • C Skinner
  • D Vigotski
  • E Montessori

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) foi destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua:

  • A Tutela.
  • B Conformação social.
  • C Inclusão social e cidadania.
  • D Segurança e heteronomia.
  • E Segregação.

Consta no documento intitulado Política Nacional de Educação: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação, que a Educação Infantil, embora tenha mais de um século de história como cuidado e educação extradomiciliar, somente nos últimos anos foi reconhecida como direito da criança, das famílias, como dever do Estado e como:

  • A Primeira etapa da Educação Básica.
  • B Tempo para alfabetizar todas as crianças.
  • C Lugar destinado à segregação das crianças.
  • D Lugar destinado exclusivamente à educação das crianças.
  • E Lugar destinado exclusivamente aos cuidados das crianças.

As tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira podem ser entendidas como um conjunto de pensamentos de filósofos e autores a respeito da educação e como ela é compartilhada.

Pesquisadores no campo educacional mostram que as principais tendências pedagógicas se dividem em duas linhas de pensamento pedagógico, conhecidas como:

  • A Ambientalista e Cartesiana.
  • B Essencialista e Existencialista.
  • C Estrutural e Fenomenológica.
  • D Liberal e Progressista.
  • E Moderna e Pós-Moderna.