Prova da Prefeitura Municipal de São José - Professor - Educação Especial - FEPESE (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Para favorecer a compreensão do trabalho educativo, qual teoria pedagógica está presente na proposta Curricular de São José?

  • A Pedagogia Comportamentalista
  • B Pedagogia Histórico-Crítica
  • C Pedagogia Montessoriana
  • D Pedagogia Tradicional
  • E Pedagogia Liberal

Consta no Currículo Básico da Educação Josefense que as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (DNEDH), aprovadas em 2012 pelo Conselho Nacional de Educação, são um instrumento orientador das atividades pedagógicas e têm por objetivo uma formação pautada nos princípios da dignidade da pessoa humana, na igualdade de direitos, no reconhecimento e valorização das diferenças e das diversidades, na laicidade do Estado, na democracia na educação, na transversalidade, na vivência e globalidade e, por fim:

  • A Na sustentabilidade socioambiental.
  • B Na formação empreendedora.
  • C Na segregação.
  • D Na meritocracia escolar.
  • E Na conformação dos corpos.

De acordo com o texto da proposta Curricular de São José, se faz necessário aprofundar/avançar na concepção de avaliação do processo ensino-aprendizagem a partir de um feixe de categorias que reflitam o mais significativamente possível o trabalho educativo, a prática pedagógica como um processo vivo, forte, intenso, dialético, de mediação – interação – dialogicidade e que, entre outras, o caracterizem como:

1. Processual 2. Diagnóstico 3. Dinâmico 4. Participativo 5. Emancipatório.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

O conceito de situação social de desenvolvimento é apresentado como condição intrínseca à relação que as crianças estabelecem com seu o ambiente físico e social em seu desenvolvimento. O fim da situação social de desenvolvimento em dada idade é marcado por mudanças, cuja manifestação indica uma etapa do desenvolvimento e da formação da personalidade. Como categoria para compreender o desenvolvimento da criança, a situação social do desenvolvimento se projeta como importante para compreender as relações que ela cria com o meio escolar.

Qual dos autores abaixo apresenta em sua teoria de aprendizagem o conceito de situação social de desenvolvimento?

  • A Vigotski
  • B Piaget
  • C Skinner
  • D Pavlov
  • E Durkheim

Qual tendência pedagógica brasileira que defende que a função social e política da escola deve assegurar, por meio do trabalho com conhecimentos sistematizados, as condições para uma efetiva participação nas lutas sociais?

  • A Tecnicista.
  • B Liberal renovada não diretiva.
  • C Progressista crítico social dos conteúdos ou histórico-crítica.
  • D Liberal renovada progressivista.
  • E Tradicional.