Prova da Prefeitura Municipal de São Luís - Transcritor do Sistema Braille - CESPE/CEBRASPE (2017) - Questões Comentadas

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No texto CB3A2AAA, a narradora

  • A denuncia o genocídio em massa da população africana em decorrência da escravidão.
  • B reflete sobre a usura, que leva os seres humanos a escravizarem os seus semelhantes.
  • C conta como se deram as lutas dos negros contra os traficantes de escravos nos navios negreiros.
  • D expõe as condições subumanas a que foi submetida após ter se tornado uma escrava.
  • E conta detalhes de como era a sua vida na África e lamenta o fato de a escravidão tê-la obrigado a abandonar a sua filha.

Acerca dos sentidos e de aspectos linguísticos da oração “Tinha chegado o tempo da colheita”, que inicia o texto CB3A2AAA, assinale a opção correta.

  • A A forma verbal “Tinha” foi empregada no sentido de possuir, assim como na oração “eu tinha um peso enorme no coração” (l. 2 e 3).
  • B Essa oração informa o momento em que se encontra a personagem enquanto narra os fatos.
  • C Caso o trecho “o tempo da colheita” fosse substituído por a colheita, a palavra “chegado” deveria ser flexionada no feminino — chegada.
  • D A forma verbal “Tinha” poderia ser substituída por Havia, sem prejuízo da correção gramatical nem do sentido original do texto.
  • E A substituição do vocábulo “o” por ao preservaria o sentido original do texto, mas prejudicaria sua correção gramatical.

No texto CB3A2AAA, o trecho “como o rosto de um infante” (l.2) introduz uma ideia de

  • A comparação.
  • B contraste.
  • C adição.
  • D compensação.
  • E intensidade.

No texto CB3A2AAA, ao utilizar a expressão “Ah! Nunca mais devia eu vê-la...” (l.8), a narradora manifesta

  • A uma surpresa.
  • B um lamento.
  • C um desejo.
  • D uma recomendação.
  • E uma dúvida.

A correção gramatical do texto CB3A2AAA seria prejudicada caso fosse

  • A empregado o sinal indicativo de crase no “a”, em “a que atribuir” (l.4).
  • B inserido o vocábulo de logo após “lembrar” (l.29).
  • C inserido o vocábulo para imediatamente antes de “colher” (l.8).
  • D suprimido o pronome “me”, em “fui-me” (l.8).
  • E suprimido o pronome “se”, em “sorriam-se” (l.15).