Prova da Prefeitura Municipal de Sertãozinho - Professor - Geografia - OMNI Concurso Públicos (2021) - Questões Comentadas

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“Vivemos num mundo confuso e confusamente percebido. Haveria nisto um paradoxo pedindo uma explicação? De um lado, é abusivamente mencionado o extraordinário progresso das ciências e das técnicas, das quais um dos frutos são os novos materiais artificiais que autorizam a precisão e a intencionalidade. De outro lado, há, também, referência obrigatória à aceleração contemporânea e todas as vertigens que cria, a começar pela própria velocidade. Todos esses, porém, são dados de um mundo físico fabricado pelo homem, cuja utilização, aliás, permite que o mundo se torne esse mundo confuso e confusamente percebido. Explicações mecanicistas são, todavia, insuficientes. E a maneira como, sobre essa base material, se produz a história humana que é a verdadeira responsável pela criação da torre de babel em que vive a nossa era globalizada.” (SANTOS, 2001).
A esse respeito, é INCORRETO afirmar que: 
  • A A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista.
  • B Na globalização, há uma busca de uniformidade, ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido, tornando mais distante o sonho de uma cidadania verdadeiramente universal. Enquanto isso, o culto ao consumo é estimulado.
  • C Quando se fala em “aldeia global” é para fazer crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. A partir desse mito e do encurtamento das distâncias se difunde também a noção de tempo e espaço contraídos.
  • D Um mercado avassalador dito global tem sido considerado capaz de homogeneizar o planeta e minimizar as diferenças locais.
Analise as afirmativas.
I - Cada um dos países sob a rubrica BRICS é muito importante. Cada um está crescendo de maneira relevante economicamente, politicamente, estrategicamente.
ASSIM,
II - Não existe dúvida de que este é um desenvolvimento relevante na política mundial. Mas, de forma alguma o BRICS é visto como uma única entidade. Existem muitos interesses em comum, mas possuem muitas diferenças de várias formas.
Marque a alternativa CORRETA:
  • A A primeira é uma afirmação falsa e a segunda é verdadeira.
  • B A primeira é uma afirmação verdadeira e a segunda é falsa.
  • C As duas são asserções falsas, ainda que apresentem temática semelhante.
  • D As duas são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O significado do conceito de “questão agrária” como originalmente interpretado pelos pensadores clássicos evoluiu nas últimas décadas. Hoje há um entendimento generalizado de que a “questão agrária” é uma área do conhecimento científico que procura estudar, de forma genérica ou em casos específicos, como cada sociedade organiza, ao longo de sua história, o uso, a posse e a propriedade da terra. Essas três condições possuem características diferentes, ainda que complementares.
A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
  • A A posse da terra refere-se a quais pessoas e categorias sociais moram em cima daquele território e como vivem nele.
  • B A propriedade é uma condição jurídica, estabelecida a partir do capitalismo, que garante o direito de uma pessoa, empresa ou instituição que possua dinheiro-capital comprar e ter a propriedade privada de determinada área da natureza, podendo cercá-la e ter absoluto controle sobre ela, impedindo que outros a ela tenham acesso.
  • C Cada sociedade tem uma forma específica de usar a natureza, de organizar a produção dos bens agrícolas. E o seu uso vai determinar que produtos são cultivados, para atender a que necessidades sociais e que destino se dá a eles.
  • D No Brasil, a questão agrária é, atualmente, um dos grandes instrumentos de redistribuição de terra, reduzindo inclusive a concentração fundiária garantindo o seu acesso a todos.
A importância de se estudar o relevo é amparada não somente pelo seu significado no condicionamento dos processos de organização geográfica das sociedades humanas (Ross 1999), mas também pelas contribuições que podem ser fornecidas a partir daí para o reconhecimento mais substantivo do espaço vivido (Suertegaray 2000) e para o ensino de geomorfologia. Não é possível ignorar as formas da superfície terrestre, independente do tamanho. Por mais modificadas e descaracterizadas que sejam em seus constituintes naturais e originais, é sobre elas que a humanidade está assentada e é também por meio delas e de suas transformações que se dão as diferentes funcionalizações do espaço. Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre o tema, julgue as afirmações a seguir:
I.No Brasil, existem variadas formas e diferentes tamanhos do relevo na contínua e imensa superfície terrestre e os diferentes tamanhos de formas estão diretamente associados à cronologia e à gênese.
II.Jurandyr Ross (1992) propôs a metodologia de classificação do relevo em escalas de amplitude, tendo em vista as influências das forças endógenas e exógenas na “esculturação” da superfície terrestre.
III.A tradição positivista, tão presente nos meios de formação acadêmica e escolar, fez com que a compreensão do relevo nos estudos geográficos se restringisse à constatação da simples localização dos “acidentes geográficos” de um país ou região.
IV.Uma das primeiras classificações para o relevo brasileiro foi proposta pelo professor Aziz Ab`Saber. Para ele, o relevo do Brasil poderia ser classificado em grandes unidades de planaltos e planícies.
Estão CORRETAS apenas:
  • A II e IV.
  • B I, III e IV.
  • C I, II e III.
  • D II e III.
Classificação mais recente do relevo brasileiro, baseada no levantamento realizado pelo Projeto Radambrasil e modernos estudos geomorfológicos. Destacam-se: planaltos (sedimentares e cristalinos) depressões e planícies. Essa classificação é de autoria de:
  • A Aroldo de Azevedo.
  • B Aziz Ab`Saber.
  • C Jurandyr Ross
  • D Milton Santos.